16/09/2017 • 09:13:54

​Criança de dois anos morre após passar mal em creche de Araçatuba

Causa da morte ainda é desconhecida; criança passou mal enquanto brincava na escola



DE ARAÇATUBA


​Criança de dois anos morre após passar mal em creche de Araçatuba -


Samuel de França Souza, de 2 anos, morreu depois de passar mal em uma creche de Araçatuba, nesta sexta-feira (15). As causas da morte ainda não foram confirmadas e dependem dos exames necrológicos.

Nenhum boletim de ocorrência sobre a morte da criança havia sido registrado até a manhã deste sábado (16).

Segundo ​a Prefeitura de Araçatuba, funcionários das secretarias de Saúde e de Educação​ informaram que​ a criança chegou bem à escola que frequentava, a Maria Helena de Freitas Carli, no Vista Verde.

​"​Tomou o café da manhã com as demais crianças normalmente e com todas elas foi até o local adequado para as praticas pedagógicas de recreação. Samuel, que era matriculado no Berçário II, estava na caixa de areia quando chamou a atenção dos educadores apresentando uma das mãozinhas​", diz o texto.

Apesar de não ter sido detectado qualquer sinal de picada, mas apenas uma pequena vermelhidão que pode ter sido causada pelo fato de a criança ter se coçado, ela foi imediatamente levada para um local adequado de observação quando apresentou vômito e estar um pouco debilitado.

​Segundo a prefeitura, foi feito o contato imediato com a equipe do SAMU​ (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que levou ​a criança ​até o Pronto-Socorro Municipal Ainda Vanzo Dolce, no bairro Santana.

​"​A criança chegou bem no local, sendo a família imediatamente avisada. A secretária de Educação, Silvana Souza e Souza esteve e permaneceu no local o tempo todo, como também a direção da escola. Neste momento, profissionais de Saúde já faziam uma revista na caixa de areia e em toda a escola para encontrar algum animal peçonhento que pudesse ter picado a criança. Nada foi encontrado​".

PIORA​ E MORTE​

Ainda pela manhã, o pequeno Samuel, que estava recebendo soro, apresentou piora clínica, sendo imediatamente levado para a Santa Casa de Araçatuba. No final da manhã foram feitos testes que descartaram que fosse um caso de meningite. Ao longo do dia, Samuel foi submetido a tratamento intensivo, mas faleceu logo depois das 19h.

​PESAR

O prefeito Dilador Borges, que estava acompanhando o caso desde os seus primeiros minutos, ​disse que ​lamenta a morte do estudante e que a Prefeitura vai prestar todo o apoio à família. As autoridades municipais de Saúde farão a investigação das causas.

A Vigilância Epidemiológica também investigará o caso por se tratar de mortalidade infantil.


Desenvolvimento:

Sistema Araça de Comunicação LTDA • Todos os direitos reservados