07/02/2025 • 15:04:00

Araçatuba intensifica combate ao Aedes aegypti com nebulização nos bairros Amizade e Dona Amélia

[img

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, a aplicação de inseticida NAV (Nebulização Acoplada a Veículo) em uma nova região da cidade, que inclui os bairros Amizade e Dona Amélia. A ação, que visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, será realizada também nesta sexta-feira (7) e na segunda-feira (10), sempre das 19h às 21h.  

A escolha desses bairros para a nebulização se deve ao registro de casos confirmados de dengue e à suspeita de três casos de chikungunya, sendo dois deles no bairro Dona Amélia. A medida faz parte de um mutirão de combate às arboviroses, organizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, que tem realizado vistorias em residências, borracharias e nebulizações em áreas críticas da cidade.  

Além da aplicação do inseticida NAV, a Secretaria de Saúde tem reforçado as ações de conscientização e eliminação de criadouros do mosquito. No último sábado (1º), por exemplo, foi realizada uma nebulização costal na área externa do Pronto-Socorro Municipal (PSM), devido ao alto número de casos de dengue na região e para proteger a população que frequenta o local.  

A nebulização é uma das estratégias adotadas para reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mas a participação da população é fundamental. A Secretaria de Saúde reforça a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, pneus e garrafas, e de manter quintais e áreas externas limpas.  

Com a chegada do período chuvoso, o risco de aumento no número de casos de arboviroses cresce, tornando ainda mais necessárias ações preventivas e de controle. A população dos bairros Amizade e Dona Amélia deve ficar atenta ao cronograma de nebulização e colaborar com as equipes de saúde, abrindo portas e janelas durante a aplicação do inseticida.  

A Secretaria de Saúde reforça que, em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele ou dor nas articulações, é fundamental procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Motorista embriagada anda na contramão, atinge moto e cai em córrego, em Araçatuba (SP)

Motociclista morre em batida na BR-153, em Rio Preto (SP)

Homem é preso com 65kg de crack, em Martinópolis (SP)

Pesquisa mostra que 60% dos estudantes brasileiros têm pavor de falar em público

Congresso do Velho Oeste Paulista reúne especialistas para discutir os avanços na saúde do idoso

Homens são multados em Presidente Prudente (SP) por manter pássaros em cativeiros

Polícia prende dois suspeitos de matar pedreiro a pancadas em Teodoro Sampaio

Começou a funcionar hoje em São José do Rio Preto (SP) mais um centro de hidratação para pacientes com dengue

Polícia de Rio Preto esclarece caso de “roubo de maconha gourmet”

Jales (SP) recebe o maior circuito de mountain bike do Brasil

Estudante sofre trote violento no primeiro dia de aula em São José do Rio Preto (SP)

Declaração de capitais brasileiros no exterior: prazo para 2024 começa em Fevereiro

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados