Paul McCartney anunciou, por meio do seu site, que o icônico baixo Höfner 500/1, que estava sendo procurado desde o ano passado no projeto The Lost Bass Project, foi encontrado. O instrumento, utilizado nas gravações dos dois primeiros álbuns dos Beatles, foi roubado em outubro de 1972 e era considerado o favorito do artista. "Paul agradece extremamente todos os envolvidos", diz o site.
"Para a maioria das pessoas, elas vão se lembrar de que foi o baixo que fez os Beatles", disse Nick Wass, responsável pelo projeto, à BBC. O instrumento foi comprado por Paul em 1961 por cerca de 30 libras, em Hamburgo, na Alemanha, e roubado da van que transportava os equipamentos da banda, no dia 10 de outubro de 1972, em Notting Hill, em Londres, de acordo com o site do The Lost Bass Project.
O projeto criado para encontrar o baixo surgiu em 2018, mas só começou a andar mais recentemente, em maio de 2023, quando Scott e Naomi Jones, ambos jornalistas, levaram o desejo de procurar o instrumento à mídia. Depois de mais de 600 respostas tentando encontrar o baixo, a caminhada do instrumento até os dias de hoje foi traçada.
Ele foi inicialmente vendido à Ronald Guest, dono do bar Admiral Blake em Ladbroke Grove, em Londres. Depois das buscas iniciais, o site começou a ser mais reconhecido, e o baixo foi encontrado em Hastings, na costa sul da Inglaterra. O instrumento foi devolvido a Höfner, e deverá passar por algumas reformas para que Paul possa tocá-lo novamente. O site divulgou imagens do baixo, que ainda se mantém com a pintura original.
"Gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram com a busca, que nos enviaram pistas e ideias e nos apoiaram. Obrigado a todos. Nós conseguimos!", finaliza o site do projeto, em nota sobre o retorno do instrumento ao artista.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe