O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta segunda, 27, a prorrogação do cessar-fogo entre Israel e Hamas, e disse que segue em contato ainda com líderes do Egito e do Catar para garantir que todos os aspectos do acordo sejam implementados. Em sua conta na rede social "X", ele disse que tem insistido "consistentemente" numa pausa nos combates para acelerar e expandir a assistência humanitária que chega a Gaza e facilitar a libertação de reféns.
Por meio de seu porta-voz, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, elogiou os governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos por facilitarem o acordo, e reconheceu o "papel crítico" do Comité Internacional da Cruz Vermelha. Durante os quatro dias que o cessar-fogo está em vigor, a ONU intensificou a entrada de ajuda humanitária em Gaza e enviou ajuda para algumas zonas do norte da região que estiveram em grande parte isoladas durante semanas. "Mas esta ajuda mal se compara às enormes necessidades de 1,7 milhões de pessoas deslocadas. A catástrofe humanitária em Gaza piora a cada dia", afirmou Guterres.
"O diálogo que conduziu ao acordo deve continuar, resultando num cessar-fogo humanitário total, em benefício do povo de Gaza, de Israel e de toda a região. O Secretário-Geral apela mais uma vez à libertação imediata e incondicional dos restantes reféns", diz o comunicado. "Ele insta todos os Estados a usarem a sua influência para pôr fim a este trágico conflito e apoiar passos irreversíveis rumo ao único futuro sustentável para a região: uma solução de dois Estados, com Israel e a Palestina vivendo lado a lado, em paz e segurança", conclui.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe