08/12/2023 • 15:40:00

Bolsonaro se reúne com Javier Milei na Argentina antes da posse

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, recebeu nesta sexta-feira, 8, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que estará presente na transferência de poder no dia 10 de dezembro.

O ex-mandatário brasileiro viajou ao país vizinho na quinta-feira, 7, para participar da solenidade. Embora tenha sido acompanhado por uma extensa comitiva de aliados, apenas alguns deles puderam participar do encontro reservado com o futuro presidente argentino.

Um vídeo que registrou cenas do encontro entre Bolsonaro e Milei mostra os dois acompanhados pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-ministro Gilson Machado Neto em uma sala.

A ex-candidata à Presidência da Argentina Patricia Bullrich, indicada por Milei para assumir a pasta da Segurança, também integrou a reunião.

"Foi uma reunião entre amigos", disse Bolsonaro aos repórteres ao sair do encontro. "Ele fez um retrato de como está a Argentina (...). Ele esta bem consciente, lógico, da tremenda responsabilidade que tem, visto a situação como se encontra o seu país".

"Ele tem esperança, com time que está formando, de realmente encontrar o ponto de inflexão e a Argentina voltar a ser realmente um país economicamente reconhecido no mundo todo", acrescentou.

Milei será empossado no domingo perante o Congresso argentino e receberá os atributos presidenciais de seu antecessor, Alberto Fernández. Bolsonaro foi um dos apoios internacionais mais entusiastas que o libertário argentino recebeu durante a prolongada campanha eleitoral, que culminou com a sua vitória sobre o peronista Sergio Massa, no segundo turno de 19 de novembro.

"Não dou opinião sobre esse cara", respondeu Bolsonaro quando a imprensa lhe questionou sobre a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos eventos. "Lula ladrão, seu lugar é na prisão!", entoava paralelamente um grupo que acompanhava o ex-presidente.

Lula, tratado como "corrupto" por Milei durante a campanha eleitoral, desistiu de comparecer à posse e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como representante oficial do Brasil.

Outros líderes da direita convidados por Milei para os eventos são o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e o líder do partido espanhol Vox, Santiago Abascal.

Bolsonaro, que viajou para a Argentina junto com um grupo de 50 pessoas, entre governantes, legisladores e líderes políticos brasileiros relacionados, chegou à reunião com Milei depois de dar um passeio pela turística rua Florida, em Buenos Aires.

"O mundo está muito dividido entre esquerda e direita. Sou um pouco radical nesse assunto. Eles não são adversários, são inimigos", havia declarado anteriormente à Rádio Mitre.

Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito

Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto

Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto

Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay

Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária

Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba

PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas

Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão

Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente

Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados