08/12/2023 • 15:40:00

Bolsonaro se reúne com Javier Milei na Argentina antes da posse

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, recebeu nesta sexta-feira, 8, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que estará presente na transferência de poder no dia 10 de dezembro.

O ex-mandatário brasileiro viajou ao país vizinho na quinta-feira, 7, para participar da solenidade. Embora tenha sido acompanhado por uma extensa comitiva de aliados, apenas alguns deles puderam participar do encontro reservado com o futuro presidente argentino.

Um vídeo que registrou cenas do encontro entre Bolsonaro e Milei mostra os dois acompanhados pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-ministro Gilson Machado Neto em uma sala.

A ex-candidata à Presidência da Argentina Patricia Bullrich, indicada por Milei para assumir a pasta da Segurança, também integrou a reunião.

"Foi uma reunião entre amigos", disse Bolsonaro aos repórteres ao sair do encontro. "Ele fez um retrato de como está a Argentina (...). Ele esta bem consciente, lógico, da tremenda responsabilidade que tem, visto a situação como se encontra o seu país".

"Ele tem esperança, com time que está formando, de realmente encontrar o ponto de inflexão e a Argentina voltar a ser realmente um país economicamente reconhecido no mundo todo", acrescentou.

Milei será empossado no domingo perante o Congresso argentino e receberá os atributos presidenciais de seu antecessor, Alberto Fernández. Bolsonaro foi um dos apoios internacionais mais entusiastas que o libertário argentino recebeu durante a prolongada campanha eleitoral, que culminou com a sua vitória sobre o peronista Sergio Massa, no segundo turno de 19 de novembro.

"Não dou opinião sobre esse cara", respondeu Bolsonaro quando a imprensa lhe questionou sobre a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos eventos. "Lula ladrão, seu lugar é na prisão!", entoava paralelamente um grupo que acompanhava o ex-presidente.

Lula, tratado como "corrupto" por Milei durante a campanha eleitoral, desistiu de comparecer à posse e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como representante oficial do Brasil.

Outros líderes da direita convidados por Milei para os eventos são o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e o líder do partido espanhol Vox, Santiago Abascal.

Bolsonaro, que viajou para a Argentina junto com um grupo de 50 pessoas, entre governantes, legisladores e líderes políticos brasileiros relacionados, chegou à reunião com Milei depois de dar um passeio pela turística rua Florida, em Buenos Aires.

"O mundo está muito dividido entre esquerda e direita. Sou um pouco radical nesse assunto. Eles não são adversários, são inimigos", havia declarado anteriormente à Rádio Mitre.

Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo

Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)

Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba

Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"

Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)

Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)

Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados