Um cessar-fogo de quatro dias em Gaza entre Israel e o Hamas começará na manhã desta sexta-feira, 24, disse o Catar, um dia depois do anunciado originalmente, enquanto os negociadores trabalhavam nos detalhes finais do acordo, que levará à libertação de dezenas de reféns detidos por militantes e palestinos presos por Israel.
O cessar-fogo estava originalmente previsto para começar na manhã de quinta-feira, 23, mas pareceu ter encontrado um obstáculo na noite anterior, quando o conselheiro de segurança nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, anunciou um atraso de um dia sem fornecer um motivo.
Nesta quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, anunciou que o cessar-fogo começará às 7h, horário local, de sexta-feira (5h GMT, 2h Brasília).
Ele disse que os dois lados trocaram listas de pessoas a serem libertadas e que o primeiro grupo de 13 mulheres e crianças detidas pelo Hamas seria libertado na tarde de sexta-feira. Ele não disse quantos prisioneiros palestinos seriam libertados, mas as autoridades disseram que três seriam libertados para cada refém. O aumento da ajuda aos palestinos começará a entrar em Gaza "o mais rápido possível", disse al-Ansari. A esperança é que o "impulso" deste acordo leve ao "fim desta violência", disse ele aos jornalistas.
O acordo de trégua aumentou as esperanças de acabar com a guerra, que arrasou vastas áreas de Gaza, alimentou uma onda de violência na Cisjordânia ocupada e despertou receios de uma conflagração mais ampla em todo o Oriente Médio.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu continuar a guerra depois de a trégua expirar para destruir as capacidades militares do Hamas, pôr fim ao seu domínio de 16 anos em Gaza e devolver todos os cerca de 240 prisioneiros detidos em Gaza pelo Hamas e outros grupos.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe