O governo de Cingapura decidiu por executar nesta quarta-feira, 26, um homem acusado de tráfico de mais de 1kg de maconha, apesar de pedidos de clemência de sua família e dos protestos de ativistas de que ele foi condenado com base em evidências fracas.
Tangaraju Suppiah, de 46 anos, foi condenado à morte em 2018 pelo tráfico de 1 kg de maconha. De acordo com as leis de Cingapura, o tráfico de mais de 500 gramas de cannabis pode resultar em pena de morte.
Tangaraju foi enforcado na manhã desta quarta-feira (26) e sua família recebeu o atestado de óbito, de acordo com um tweet do ativista Kirsten Han, do Transformative Justice Collective, que defende a abolição da pena de morte em Cingapura.
Embora Tangaraju não tenha sido pego com a maconha, os promotores disseram que números de telefone o rastrearam como o responsável por coordenar a entrega das drogas. Tangaraju havia afirmado que não era ele quem se comunicava com os demais ligados ao caso.
ONU critica leis
A porta-voz da ONU Ravina Shamdasani afirmou que impor a pena de morte para delitos de drogas é uma prática incompatível com normas e padrões internacionais. Shamdasani também apontou que cada vez mais evidencias mostram que a pena de morte é ineficaz
A imposição da pena de morte em Cingapura para crimes relacionados a porte ou tráfico de drogas se diferencia das políticas de países vizinhos no continente asiático, como a Tailândia, que liberou o cultivo e consumo de maconha em 2022, e a Malásia, que aboliu o fim da pena de morte obrigatória para crimes graves.
Cingapura executou 11 pessoas no ano passado por delitos relacionados a drogas. Um caso que gerou preocupação internacional envolveu um cidadão da Malásia, que foi enforcado apesar das alegações de advogados de que ele tinha deficiência mental.
Araçatuba inicia entrega dos carnês de IPTU 2025 em fevereiro
Polícia Civil e MP desmantelam esquema do crime organizado em operação "Scream Fake"
Homem é preso por tráfico de drogas e tentativa de suborno em Valparaíso
Dengue avança no estado de SP e 21 cidades decretam situação de emergência
Funcionário de metalúrgica é encontrado morto em Votuporanga
Homem é preso em flagrante por violência doméstica em Presidente Prudente
Homem é multado em mais de R$ 40 mil por manter aves silvestres e exóticas em cativeiro em Regente Feijó
Rio Preto amplia ações contra a dengue com novos leitos, vacinação e mutirões
9º BAEP desarticula esquema de tráfico em Rio Preto e apreende meio milhão de reais em drogas
Operação conjunta prende jovem suspeito de tráfico de maconha gourmet em Ouroeste
UBS de Guararapes abrirá neste sábado para pacientes com sintomas de dengue
Votuporanga declara emergência em saúde pública por causa da dengue
Compartilhe