A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia 8,6% da área plantada no País no último sábado, 27, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. O avanço é de 3,4 pontos porcentuais na comparação anual e de 3,9 pontos porcentuais em uma semana. Dez Estados já iniciaram a retirada da oleaginosa do campo, sendo Mato Grosso o que tem os trabalhos de campo mais avançados, com 18,9% da área colhida.
O plantio da oleaginosa ainda não terminou. A semeadura avançou 0,3 ponto porcentual na semana, alcançando 99,4% da área estimada no País. Há atraso, contudo, de 0,3 ponto porcentual em relação a igual período do ano passado, quando 99,7% da área estava semeada. O cultivo ainda está em andamento em Goiás (99,8%), Rio Grande do Sul (99%), Piauí (99%), Santa Catarina (94%) e Maranhão (89%).
O cultivo de milho verão do ciclo 2023/24 alcançava no sábado 92,4% da área estimada para o Brasil, 5,4 pontos porcentuais atrás do reportado no período equivalente da temporada anterior.
Os trabalhos avançaram 2 pontos porcentuais ante a última semana Nos Estados ainda em fase de plantio, a semeadura está mais avançada no Rio Grande do Sul (98%). A colheita da primeira safra de milho alcançou 10,4% da área plantada no País, avanço de 1,8 ponto porcentual na semana e de 2,6 pontos porcentuais entre as temporadas. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo começaram a retirada do cereal do campo, com, respectivamente, 30%, 13% e 8% da área colhida.
A Conab informou ainda que o plantio da segunda safra 2023/24 de milho atingia 10,3% da área prevista no sábado, avanço de 5,3 pontos porcentuais na semana e 6,4 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada anterior. Mato Grosso (17,9%) e Paraná (8%) lideram o plantio das lavouras de inverno do cereal
A safra de algodão 2023/24 teve 77% da área prevista semeada, avanço de 20,4 pontos porcentuais na semana e de 12,6 pontos porcentuais entre as safras. Entre os Estados que ainda cultivam a pluma, os trabalhos de campo estão mais avançados no Piauí (90%) e mais lentos em Mato Grosso, com 75,2% das lavouras previstas ocupadas.
A Conab informou, ainda, que o plantio das lavouras de feijão da safra 2023/24 alcançou 85,2% da área, avanço de 5 pontos porcentuais na semana, mas atraso de 14,8 pontos porcentuais ante igual período do ano passado, quando a semeadura já estava concluída. Bahia (88,6%) e Piauí (50%) ainda implantam as lavouras do grão, enquanto a colheita de feijão 2023/24 alcançou 28,1% da área semeada no País, 2,4 pontos porcentuais mais que há uma semana e 3,8 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada passada.
A semeadura das lavouras de arroz 2023/24 está 1,6 ponto porcentual atrasada na comparação entre as safras, alcançando 97,7% da área prevista no País. Na semana, houve avanço de 2,1 pontos porcentuais. As lavouras de arroz também começaram a ser colhidas no Brasil, com 1,7% da área retirada, avanço de 1 ponto porcentual em uma semana e de 0,9 ponto porcentual na comparação entre as safras. Santa Catarina (8%) e Tocantins (7%) são os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo.
Hospital de Base inaugura leitos reformados para pacientes do SUS
Obras para implantação de mais 10 leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Araçatuba começam na segunda-feira
Centro Universitário de Araçatuba lidera ranking do MEC e conquista nota máxima em medicina veterinária
Homem denuncia esposa por agressão com martelo e machadinha em Araçatuba
Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo
Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano
Câmara de Araçatuba aprova auxílio de R$ 450 mil por mês para transporte coletivo
Homem é preso após invadir agência do INSS em Valparaíso (SP)
Cerveja, ciência e rock: evento gratuito reúne pesquisadores e público em bar de Araçatuba
Operação Semana Santa e Tiradentes termina sem mortes nas rodovias da região de Araçatuba
Feriado prolongado termina sem mortes na BR-153 em Rio Preto, diz PRF
Duas mulheres morrem em acidentes durante feriado prolongado no oeste paulista
Compartilhe