05/07/2023 • 23:07:01

Conselho Federativo terá critérios de população e número de estados

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

Um dos principais impasses recentes para a votação da reforma tributária, a representatividade dos estados e dos municípios dentro do Conselho Federativo está mais perto de ser resolvida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu que as votações no futuro órgão, que decidirá sobre políticas fiscais e tributárias, obedecerá a dois critérios simultâneos: o número de estados e o peso da população dos estados.

“Encaminhamos uma proposta para o Conselho Federativo. As votações vão ter de atender os critérios de população e de números de estados. Para passar no conselho, [uma proposta] tem que ter maioria dos estados e maioria da população”, explicou Haddad nesta noite, após se reunir com o relator da reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Notícias relacionadas:Governador de São Paulo manifesta apoio a 95% da reforma tributária.Em relação aos municípios, o ministro explicou que eles serão representados no conselho com base no tamanho da população.

Nos últimos dias, os governadores do Sul e do Sudeste reivindicaram mudanças no Conselho Federativo. Isso porque essas regiões, pelo critério de número de estados, perderiam as votações, apesar de terem a maior parte da população do país, enquanto o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste ganhariam porque concentram 20 das 27 unidades da Federação.

São Paulo

O ministro também comentou sobre a reunião que teve mais cedo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Segundo Haddad, durante o encontro, o governador mostrou que está mais “sensível” ao argumento de que mudanças nas negociações em torno da reforma tributária resultarão em passivos para futuros governantes.

“Se a gente mudar algo agora, como adiar algumas medidas, essa conta será paga daqui a quatro anos. Seria fácil, para mim, concordar [com eventuais mudanças] e deixar os efeitos para quando eu não estiver mais aqui no ministério, mas eu não penso assim”, declarou.

Após a reunião desta quarta-feira, Freitas recuou de algumas críticas que vinha fazendo à reforma tributária e disse estar a favor de “95% do que está sendo discutido”. Freitas disse ainda ter divergências em “questões pontuais” com o governo federal, mas afirmou ser um “parceiro” na aprovação da reforma.

Novo bairro da Pacaembu em São José do Rio Preto contará com 879 moradias

Rio Preto registra duas novas mortes por dengue e número de casos dispara para 7.210 em 2025

Galera Tech 2025 abre inscrições para capacitação gratuita em tecnologia para estudantes de Rio Preto

Acusado de estupro é preso pela DDM em Rio Preto

Motociclista atropela mulher e causa morte em Araçatuba; vítima fatal tinha 50 anos

Creches 2025: veja como buscar vaga para período integral ou parcial na rede municipal de Rio Preto

Polícia Militar Rodoviária e FICCO SP prendem homem por tráfico de drogas em Teodoro Sampaio

Calor intenso e tempestades isoladas devem marcar a semana no estado de São Paulo

Criança de 6 anos morre em acidente de trânsito em Junqueirópolis; polícia reforça orientações sobre transporte seguro

Rede Municipal de Educação de Araçatuba abre matrículas para 2025

Rio Preto flagra descarte irregular de lixo em áreas limpas por mutirão contra a dengue

Operação “Ferro-Velho” em Ilha Solteira apreende cobre e identifica irregularidades

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados