14/11/2024 • 13:41:00

Dependência química e serviços públicos levam pessoas em situação de rua a permanecerem em Rio Preto

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



Pela primeira vez, São José do Rio Preto conta com um censo específico para mapear a população em situação de rua. Realizado entre os dias 11 e 15 de março deste ano, o levantamento ouviu mais de 700 pessoas, revelando dados que traçam o perfil e as razões que mantêm esses cidadãos nessa condição. A dependência química e o acesso a serviços públicos estão entre os fatores que mais pesam na decisão de muitos em permanecer na cidade.

Segundo a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, dos 756 entrevistados, 152 nasceram em Rio Preto. Entre eles, quase metade (49%) apontou o uso de substâncias psicoativas como o principal motivo para estar nas ruas, e cerca de 78,7% afirmaram lidar com dependência química. Além disso, 47% indicaram que conflitos familiares também foram decisivos para buscar as ruas da cidade.

Em relação aos desejos dessa população, o censo destaca que 56% dos entrevistados almejam ter uma moradia, 48% querem um trabalho e 44% demonstram vontade de sair das ruas. Apenas 4% disseram querer permanecer na situação atual. A pesquisa ainda apontou que a maioria está na faixa etária de 30 a 49 anos e que 41% escolheram Rio Preto pela oferta de serviços, como alimentação e banho, oferecidos pela rede pública.

A concentração dessa população é maior na região central da cidade, o que tem gerado incômodo para comerciantes e moradores dos bairros vizinhos. Porém, ações sociais, muitas delas oriundas da iniciativa privada, têm ajudado a reduzir alguns impactos. De acordo com Agnaldo Roberto Pedroni, presidente da Associação Viva o Centro, o número de atos de vandalismo no local apresentou uma redução nos últimos tempos, resultado de esforços conjuntos entre sociedade e poder público.

Esses dados oferecem um panorama detalhado para que políticas públicas sejam aprimoradas e possam atender às necessidades reais dessa população vulnerável.

Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto

Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira

Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba

Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows

Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais

Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva

Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza

Venda de ingressos para carnaval do Rio de Janeiro tem nova etapa nesta quarta (9)

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Adolescente é apreendido após atacar escola no RS e matar criança de 9 anos

Homem passa mal e morre em praça no bairro TV, em Araçatuba

Polícia Civil prende 22 pessoas em operação nas regiões de Araçatuba e Andradina

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados