29/06/2023 • 17:03:01

Deputado vira réu no STF por ofensas a ministro

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu, nesta quinta-feira (29), em Brasília, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) por ofensas proferidas em redes sociais contra o ministro Alexandre de Moraes. 

Em julho de 2020, o parlamentar foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de difamação, injúria e coação contra o ministro, que é relator das investigações que apuram atos antidemocráticos. 

Notícias relacionadas:STF vai decidir sobre juiz de garantias após posse de Zanin.STF torna réus mais 45 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.Na denúncia, a PGR afirmou que o deputado fez duas transmissões ao vivo pela internet para ofender Moraes. 

Segundo a acusação, o parlamentar chamou Moraes de “canalha” e disse que o ministro teria “rabo preso” com uma organização criminosa, entre outros xingamentos. Os vídeos tiveram cerca de 500 mil visualizações. 

Durante o julgamento, a maioria dos ministros seguiu voto do relator, ministro Nunes Marques. Para o relator, palavras sem relação com o mandato não são alçadas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição. 

“O parlamentar pode agir como cidadão comum ou titular de mandato, mas agindo na primeira qualidade não é coberto pela inviolabilidade, que está ligada ao exercício do mandato”, argumentou. 

O voto foi seguido pelos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Rosa Weber. 

Em função do foro privilegiado para parlamentares, o caso foi julgado pelo Supremo. Moraes não proferiu voto no julgamento por ter sido alvo dos crimes. 

Defesa 

O advogado Eli Lopes Dourado, representante do parlamentar, pediu desculpas diretamente a Alexandre de Moraes, mas argumentou que as declarações estão acobertadas pela imunidade parlamentar. 

“Os excessos são cometidos, mas no calor da palavra, quem já foi parlamentar sabe bem disso. Com a grandeza de ter errado, meu cliente vem pedir desculpas a Vossa Excelência pelo que disse. Foram palavras impróprias, a defesa reconhece, nós temos o maior respeito pela sua atuação”, argumentou. 

Novo bairro da Pacaembu em São José do Rio Preto contará com 879 moradias

Rio Preto registra duas novas mortes por dengue e número de casos dispara para 7.210 em 2025

Galera Tech 2025 abre inscrições para capacitação gratuita em tecnologia para estudantes de Rio Preto

Acusado de estupro é preso pela DDM em Rio Preto

Motociclista atropela mulher e causa morte em Araçatuba; vítima fatal tinha 50 anos

Creches 2025: veja como buscar vaga para período integral ou parcial na rede municipal de Rio Preto

Polícia Militar Rodoviária e FICCO SP prendem homem por tráfico de drogas em Teodoro Sampaio

Calor intenso e tempestades isoladas devem marcar a semana no estado de São Paulo

Criança de 6 anos morre em acidente de trânsito em Junqueirópolis; polícia reforça orientações sobre transporte seguro

Rede Municipal de Educação de Araçatuba abre matrículas para 2025

Rio Preto flagra descarte irregular de lixo em áreas limpas por mutirão contra a dengue

Operação “Ferro-Velho” em Ilha Solteira apreende cobre e identifica irregularidades

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados