A escritora palestina Heba Abu Nada, de 32 anos, morreu durante um ataque em Khan Yunis, na Faixa de Gaza, na última sexta-feira, 20. A informação foi confirmada pelo Ministério da Cultura palestino, segundo a Agência Brasil.
Conhecida pelo romance Oxygen is Not for the Dead (Oxigênio não é para os mortos, em tradução livre), de 2017, Heba havia ficado em segundo lugar no Prêmio Sharjah de Criatividade Árabe pela estreia na publicação.
A autora era formada em bioquímica pela Universidade Islâmica de Gaza e mestre em nutrição clínica. Recentemente, ela vinha usando seu perfil no X, antigo Twitter, para falar sobre a realidade do conflito.
"A noite da cidade é escura, exceto pelo brilho dos mísseis, silenciosa, exceto pelo som dos bombardeios, assustadora, exceto pela garantia das súplicas, negra, exceto pela luz dos mártires", escreveu ela em uma publicação realizada no último dia 8.
A Editora Tabla, que se dedica a publicar livros sobre culturas do Oriente Médio e Norte da África, lamentou a morte no Instagram.
Em uma publicação que trazia uma foto de Heba e o último tuíte feito pela escritora, a editora escreveu: "que haja uma dimensão, um canto nesse vasto universo onde a alegria, o riso e a dignidade dessas milhares de crianças e jovens possam existir, se espalhar e seguir iluminando."
ATAQUES A GAZA
Na madrugada desta segunda-feira, 23, houve uma escalada do conflito na região. Israel realizou uma série de ataques aéreos na Faixa de Gaza, enquanto aeronaves atingiram o sul do Líbano durante a noite. Conforme a mídia local, os bombardeios também aconteceram em áreas onde civis palestinos foram instruídos a buscar refúgio.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe