A edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, criado há 12 anos e que será divulgado nesta quarta-feira, 23, mostra uma repetição do aumento da desigualdade dos seus territórios, com os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste no topo e o Norte e Nordeste no fim da lista.
Além de mais atrasadas, Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas pelo aumento da pobreza acentuado pela pandemia. Em cinco de suas unidades federativas, 10% das famílias vivem abaixo da linha de pobreza. Em 2016, não havia nenhuma nessa condição. Do lado positivo, os Estados em geral avançaram em responsabilidade fiscal.
A classificação no ranking leva em conta pontos distribuídos entre 99 indicadores relacionados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
São Paulo segue no topo desde o primeiro estudo e, neste ano, aumentou sua pontuação, ampliando a distância do segundo colocado, Santa Catarina, para 5,55 pontos. Em 2022, a diferença era de 3,95 pontos. O Estado melhorou seu desempenho em cinco dos dez pilares, entre os quais solidez fiscal e sustentabilidade social, mas segue patinando no quesito segurança pública, o de maior peso na pontuação do estudo. Nesse item, o Estado se mantém na quarta colocação, atrás de Santa Catarina, Distrito Federal e da Paraíba.
O ranking anual é feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria e a startup Seall, e será apresentado, em Brasília (DF), no Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad), com a presença de ministros, governadores, prefeitos e parlamentares.
Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, vê os resultados do estudo "reverberando a grande desigualdade social e regional do País". Por outro lado, elogia a gestão fiscal dos Estados. "A questão do ajuste fiscal é o grande ponto positivo; é um bom sinal para que no médio e longo prazos a população possa colher frutos sob o ponto de vista de boas políticas públicas tendo recursos para elas", avalia Barros.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Mulher é presa com skunk em ônibus enquanto viajava com filho de 3 anos, em Valparaíso
Empresário morre após bater moto em guia e ser atropelado em Presidente Prudente
Autônomo é preso por embriaguez ao volante após colidir com carro estacionado em Presidente Prudente
Homem é preso em flagrante após furtar depósito de empresa em Presidente Prudente
Marinha entra nas buscas por corpo de universitária trans desaparecida há um mês em Ilha Solteira
Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto
Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira
Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba
Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows
Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais
Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva
Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza
Compartilhe