Cerca de 20 horas após a forte chuva de granizo registrada em Urupês (SP), o gelo ainda não derreteu totalmente em algumas áreas do município. As pedras, muitas de grande tamanho, continuam acumuladas sobre telas de sombreamento e no chão, transformando o cenário rural em um “tapete branco”.
A tempestade, que durou aproximadamente 30 minutos na tarde dessa terça-feira (3), causou prejuízos em pelo menos seis propriedades rurais, principalmente no distrito de São João do Itaguaçu, onde os impactos foram mais severos. Produtores relatam perdas significativas nas plantações. Em uma das hortas, 80% da produção foi destruída. A agricultora Daniele Verri contou que, além das hortaliças, será necessário reconstruir toda a estrutura de proteção das plantas. “Nunca vi uma chuva tão intensa assim”, afirmou.
Na manhã desta quarta-feira (4), sombrites — telas usadas para proteger as plantações do sol — amanheceram cobertas de gelo. A Defesa Civil iniciou vistorias nas propriedades afetadas para avaliar os danos. Segundo o coordenador municipal, Aparecido Renato Lourenço, os prejuízos na cidade foram pontuais e de pequena proporção, mas no distrito rural os estragos foram expressivos. Ele destacou que os efeitos completos nas lavouras só poderão ser observados com o derretimento do gelo.
Além das hortaliças, parte da florada de laranja e limão foi derrubada pelo granizo, o que deve comprometer a produção futura. O volume de chuva registrado em Urupês foi de 22 milímetros.
Na vizinha Elisiário, também houve queda de granizo, com registros de árvores derrubadas. Apesar dos estragos materiais em ambas as cidades, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil do Estado foi acionada e segue acompanhando a situação nas regiões atingidas.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe