O Ministério das Relações Exteriores do Catar informou, nesta 4ª feira (22.nov), que o horário de início do cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza será divulgado nas próximas 24h e terá duração de quatro dias. A pasta foi responsável por mediar as negociações entre Israel e Hamas, assim como os governos do Egito e dos Estados Unidos.
O acordo, aprovado na noite de 3ª feira (21.nov), inclui a libertação de 50 dos cerca de 240 reféns capturados pelo Hamas no dia 7 de outubro, quando houve o ataque no festival Universo Paralello, em Israel. Em troca, o governo israelense irá libertar dezenas de mulheres e crianças palestinas detidas em prisões locais.
Segundo as autoridades do Catar, a pausa temporária das hostilidades permitirá ainda a entrada de um número maior de comboios e ajuda humanitária em Gaza pela fronteira com o Egito. As ações incluirão o envio de combustível para o abastecimento de geradores de energia, o que deve auxiliar os hospitais que estão em situação de calamidade.
"O Estado do Catar afirma seu compromisso com os esforços diplomáticos em andamento para diminuir as tensões e parar o derramamento de sangue e proteger os civis", frisou o governo.
Apesar do acordo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país continuará com os esforços de inteligência durante a pausa, permitindo que o exército se prepare para retomar os combates após o término do cessar-fogo. Segundo ele, a ofensiva em Gaza parará apenas quando o Hamas não representar mais uma ameaça para Israel. (Com informações do portal SBT News)
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe