O Ministério das Relações Exteriores do Catar informou, nesta 4ª feira (22.nov), que o horário de início do cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza será divulgado nas próximas 24h e terá duração de quatro dias. A pasta foi responsável por mediar as negociações entre Israel e Hamas, assim como os governos do Egito e dos Estados Unidos.
O acordo, aprovado na noite de 3ª feira (21.nov), inclui a libertação de 50 dos cerca de 240 reféns capturados pelo Hamas no dia 7 de outubro, quando houve o ataque no festival Universo Paralello, em Israel. Em troca, o governo israelense irá libertar dezenas de mulheres e crianças palestinas detidas em prisões locais.
Segundo as autoridades do Catar, a pausa temporária das hostilidades permitirá ainda a entrada de um número maior de comboios e ajuda humanitária em Gaza pela fronteira com o Egito. As ações incluirão o envio de combustível para o abastecimento de geradores de energia, o que deve auxiliar os hospitais que estão em situação de calamidade.
"O Estado do Catar afirma seu compromisso com os esforços diplomáticos em andamento para diminuir as tensões e parar o derramamento de sangue e proteger os civis", frisou o governo.
Apesar do acordo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país continuará com os esforços de inteligência durante a pausa, permitindo que o exército se prepare para retomar os combates após o término do cessar-fogo. Segundo ele, a ofensiva em Gaza parará apenas quando o Hamas não representar mais uma ameaça para Israel. (Com informações do portal SBT News)
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe