A intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Saúde, Emily Ribeiro, acompanhou o parto da paciente surda Maria Fabiana Alves de Souza, de 33 anos, que deu à luz o terceiro filho na Santa Casa de São José do Rio Preto, no interior de SP. O bebê – que recebeu o nome de Miguel – nasceu no dia 11 de junho, pesando 3.830kg e com 49 cm de estatura.
Miguel é o terceiro filho de Maria Fabiana, que tem também uma menina de 7 e um menino de 14 anos. Com o marido, Armando Sirotto Neto, é o primeiro. A puérpera, que veio do Acre, conta que nas outras gestações não teve o acompanhamento pré e pós-natal.
"Fui acompanhada apenas por familiares, então nessa gravidez me senti muito segura com a presença da Emily, pois conseguia entender as consultas e também tirar minhas dúvidas".
Ela também elogiou o atendimento do pré-natal, realizado na UBS Vila Elvira.
"Conseguia sentir o coração do bebê, pois o dr. Clodoaldo colocava o monitor que emitia sons encostado em mim, para que eu sentisse as vibrações do coração. Todo meu acompanhamento foi muito inclusivo e acessível. Me senti acolhida pelo trabalho da intérprete e dos profissionais que me ajudaram até esse momento".
Este é o terceiro parto que a intérprete de libras acompanha. Os outros dois foram nos dias 21/9/21 e 6/1/23. "Os três partos que acompanhei foram emocionantes, tanto pra mim quanto para as gestantes. Fico muito feliz em poder participar desse momento com elas, proporcionando acessibilidade e acolhimento", afirma Emily, que trabalha na rede desde 2021.
O serviço de interpretação de libras é oferecido pela rede municipal de Saúde há 12 anos. Atualmente, a assistência é realizada por duas intérpretes que acompanham os pacientes surdos por ligação de vídeo e de forma presencial.
"Nós fazemos toda a comunicação entre os profissionais e os pacientes, garantindo assim a acessibilidade e a compreensão dos tratamentos oferecidos", reforça Emily.
A média mensal de atendimentos das intérpretes é de 170 a 200. No entanto, os cadastros de pacientes chegam a 374, pois incluem os pacientes surdos e familiares, como crianças que são filhos de pai/mãe surdos.
"Oferecemos um atendimento integral, desde o atendimento em domicílio até o atendimento nas unidades de Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência e eventos que ocorrem em outras secretarias", afirmou a assessora especial da Saúde, Paula Sodré.
Para ter acompanhamento do intérprete de Libras, é necessário entrar em contato pelo número 17 – 99262 1968. O acolhimento é feito através de chamada de vídeo. As consultas são agendadas e o acompanhamento é realizado em todos os atendimentos.
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Motociclista fica em estado grave após colisão em cruzamento de Rio Preto
PRF apreende medicamentos irregulares durante fiscalização na BR-153
Idoso é condenado a 16 anos por matar síndico em briga por vaga de estacionamento em Rio Preto
Homem é preso em Rio Preto por tentativa de homicídio em casa de shows em Barretos
Rio-pretense cai no golpe do falso advogado
Compartilhe