Um jacaré-do-papo-amarelo foi devolvido à natureza durante o fim de semana, no rio Aguapeí, em Pacaembu, depois de passar por avaliação da Polícia Militar Ambiental. O réptil estava em boas condições sanitárias e foi solto em um ambiente adequado ao seu habitat natural. A soltura foi no sábado (20).
O animal foi encontrado circulando por uma rua de Irapuru, assustando moradores que acionaram os serviços de emergência. A captura foi feita pelo Corpo de Bombeiros de Dracena, que entregou o jacaré à sede do Pelotão Ambiental, responsável pela destinação correta da espécie.
O jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) pode atingir até 3 metros de comprimento e tem uma coloração verde-escura com manchas pretas, além de um tom amarelado abaixo da mandíbula — o que dá origem ao seu nome popular. Vive em ambientes alagados como rios, pântanos e brejos, sendo um animal de hábitos noturnos e comportamento solitário.
A espécie é considerada de "menor preocupação" na lista de animais ameaçados, mas ainda enfrenta riscos, como a destruição de habitats e a caça ilegal, que é proibida por lei. Entre suas habilidades, está a impressionante capacidade de ficar submerso por até duas horas, reduzindo os batimentos cardíacos para conservar oxigênio.
A soltura do jacaré foi registrada pela equipe ambiental e marca mais uma ação de preservação da fauna silvestre na região.
Homem de 66 anos é morto a facadas dentro de casa em Buritama
Argentino encontrado ferido em rodovia de Iepê morre e corpo será levado para a Argentina
Casal é preso em flagrante por latrocínio em Rio Preto
Mulher atropelada por juiz aposentado morre em hospital de Araçatuba
Presidente Prudente inaugura biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater dengue, Zika e chikungunya
Ciclista atropelada por juiz que dirigia com mulher nua no colo está em estado grave
Mulher é flagrada abandonando filhotes nas ruas de Rio Preto; animais serão colocados para adoção
Sucesso de bilheteria, exposição do Chaves no Iguatemi Rio Preto receberá clientes caracterizados para o “Chiquinha Day”
Andradina lidera casos de leishmaniose visceral no Estado de SP em 2025
Unimed Araçatuba abre inscrições para evento sobre amamentação
Homem morre após se cortar em louça de pia quebrada em Rio Preto
Incêndio atinge barracão do Shopping da Utilidade em Rio Preto
Compartilhe