Um jacaré-do-papo-amarelo foi devolvido à natureza durante o fim de semana, no rio Aguapeí, em Pacaembu, depois de passar por avaliação da Polícia Militar Ambiental. O réptil estava em boas condições sanitárias e foi solto em um ambiente adequado ao seu habitat natural. A soltura foi no sábado (20).
O animal foi encontrado circulando por uma rua de Irapuru, assustando moradores que acionaram os serviços de emergência. A captura foi feita pelo Corpo de Bombeiros de Dracena, que entregou o jacaré à sede do Pelotão Ambiental, responsável pela destinação correta da espécie.
O jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) pode atingir até 3 metros de comprimento e tem uma coloração verde-escura com manchas pretas, além de um tom amarelado abaixo da mandíbula — o que dá origem ao seu nome popular. Vive em ambientes alagados como rios, pântanos e brejos, sendo um animal de hábitos noturnos e comportamento solitário.
A espécie é considerada de "menor preocupação" na lista de animais ameaçados, mas ainda enfrenta riscos, como a destruição de habitats e a caça ilegal, que é proibida por lei. Entre suas habilidades, está a impressionante capacidade de ficar submerso por até duas horas, reduzindo os batimentos cardíacos para conservar oxigênio.
A soltura do jacaré foi registrada pela equipe ambiental e marca mais uma ação de preservação da fauna silvestre na região.
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Compartilhe