Uma sequência de cinco imagens de um tatu bola em crise existencial compõe o trabalho vencedor do concurso de ilustração da 61ª Feira do Livro Infantil de Bolonha - maior evento do setor no mundo que termina nesta quinta-feira, 11. O trabalho celebrado é do designer brasileiro Henrique Coser Moreira, de 25 anos, cuja vitória foi anunciada em meio a aplausos na quarta-feira, 10.
O Bologna Children’s Book Fair - Fundación SM International Award for Illustration é destinado a artistas abaixo de 35 anos selecionados para a exposição oficial da feira. A premiação é de 15 mil euros. Além disso, o vencedor terá um livro ilustrado inédito a ser lançado mundialmente pela editora espanhola SM e, ainda, exibido em uma mostra individual na feira de 2025.
A mostra deste ano recebeu 3.520 inscrições de 81 países, com 78 selecionados para o evento - que ainda contou com os brasileiros Bruno de Almeida, Irena Freitas, Guilherme Karsten e Fernando Vilela.
As ilustrações de Moreira são parte do livro Tatu do Azul, escrito por Elias Nasser e a ser lançado pela Edições Barbatana em breve. A obra narra a trajetória de um tatu bolinha que acredita que virará uma borboleta. "É uma história sobre autoconhecimento e aceitação", explicou o ilustrador ao Estadão.
Entre as imagens incluídas na mostra, chama a atenção a que o personagem principal está em uma sessão de terapia. Ele aparece deitado em um divã, a pedir conselhos de uma formiga.
De Curitiba, Moreira formou-se em design há pouco e já havia sido selecionado para a exposição da Feira do Livro Infantil de Bolonha do ano passado. Ele avalia que esse tipo de reconhecimento internacional vai ajudar a dar visibilidade ao trabalho. "Traz energia para continuar", resume.
O Brasil também foi reconhecido no BolognaRagazzi Awards, prêmio oficial da feira, que reconheceu Dia de Lua, de Renato Moriconi, da Jujuba Editora, como melhor livro para bebês. Além disso, o País havia sido indicado em diversas outras premiações realizadas ou anunciadas durante o evento.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe