07/05/2023 • 11:03:04

Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

Desde 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que jovens que completaram 15 anos emitam o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.

Segundo o capítulo IV da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas são obrigatórios a partir dos 18 anos.

Alistamento eleitoral

Notícias relacionadas:TSE registra recorde no alistamento de eleitores de 15 a 18 anos.A solicitação do primeiro título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção 'não tenho', na aba 'Título de eleitor' e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Contudo, torna-se obrigatório para eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

Há, ainda, a opção de ir ao cartório eleitoral do município. O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.  

A secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, Roberta Gresta vê vantagem no alistamento eleitoral no período facultativo: 


“A realização do alistamento da pessoa aos 15 anos estimula o jovem, pois, ao completar 16, já estará apto a votar, tornando-se efetivamente pertencente à comunidade política brasileira e responsável pelo fortalecimento da democracia”.


O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta clicar na guia 'Acompanhar Requerimento', no site do TSE, e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Caso não haja pendências, após o processamento dos dados, o jovem futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações, dentro da seção eleitoral do eleitor.

Matéria relacionada

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-04/tse-registra-recorde-no-alistamento-de-eleitores-de-15-18-anos

Taylor Swift comemora vitória do Kansas City em campo, com Travis Kelce

Cristiano Ronaldo e Messi vão voltar a se enfrentar. E pode ser a última vez!

Jovem é estuprada em casa de Rio Preto após uso de drogas; polícia investiga o caso

​Acidente envolvendo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto mata mulher de 47 anos

Romero vira trunfo do Boca contra o Palmeiras em caso de cobranças de pênaltis

Não tem sentido limitar parcelamento sem juros, foi conquista da sociedade, diz deputado

CBF divulga tabela detalhada das quartas da Série D do Brasileiro

Seleção brasileira de futebol de cegos garante vaga nos Jogos de Paris

Faustão piora e vai precisar de transplante de coração, diz hospital

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital

Diniz faz primeira convocação para Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

São Paulo bate Corinthians para alcançar final da Copa do Brasil

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados