14/05/2024 • 14:37:35

“Missão Humanitária UniSALESIANO: saúde não espera!” envia 37 profissionais e acadêmicos ao Rio Grande do Sul

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



O UniSALESIANO envia nesta sexta-feira (17/5), 37 voluntários que atuarão nos serviços de emergência de saúde no Rio Grande do Sul, Estado Brasileiro devastado pelas enchentes recentes.

Um ônibus, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP) deverá chegar em Porto Alegre no sábado (18), com médicos, enfermeiros, médico veterinário, psicóloga, acadêmicos do último ano de Enfermagem, e acadêmicos de Medicina que possuem títulos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support).

O grupo ficará abrigado na casa salesiana onde funciona a Faculdade Dom Bosco, e prestará serviço na capital gaúcha e região metropolitana. A coordenação dos voluntários e dos trabalhos ficará sob responsabilidade do médico, Dr. Ângelo Jacomossi, responsável pela unidade curricular IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade) e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, define essa prestação de serviço da universidade como parte de sua existência.

“Nós existimos para formar profissionais plenos para o trabalho. Então, quando nós pensamos no Rio Grande do Sul, pensamos em fazer mais do que doar mantimentos. Portanto, forneceremos um tempo desses profissionais para ajudar a comunidade mais sofrida”, explicou Ornellas, ao completar que o médico veterinário e a psicóloga, formados no UniSALESIANO, irão a campo para assessorar o grupo de voluntários também da área da saúde.

Segundo ele, o médico veterinário fará a análise das doenças epidemiológicas e também orientará os profissionais da saúde que estão lá sobre os possíveis perigos de contaminação de diversas doenças. Já a psicóloga dará o suporte psicológico ao grupo. “Importante frisar que nossos professores psicólogos e acadêmicos do último ano atuarão de forma on-line com as pessoas que necessitam desse apoio, no Sul”, disse o Pró-Reitor.

CATÁSTROFE

Já o Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, enfatiza que a assistência em situações de catástrofe é uma obrigação humanitária fundamental dos salesianos. ‘É nossa responsabilidade não apenas reconhecer, mas também agir diante desse compromisso humanitário”, disse.

Por sua vez, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, destaca que a solidariedade que o povo brasileiro demonstra em um momento como este, de calamidade, é surpreendente.

“E encontrar nos jovens universitários um eco de resposta é algo que engrandece nossa Instituição Universitária e toda a humanidade. Parabenizo nossos educadores e os que responderam a este apelo de voluntariado, cuidando daquilo o que temos de mais precioso: a vida!”, concluiu Pe. Paulo.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados