22/05/2025 • 20:30:51

Moraes mantém prisão de Braga Netto

AGÊNCIA BRASIL



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (22) manter a prisão do general Braga Netto, preso no âmbito das investigações do inquérito da tentativa de golpe de Estado.

O general da reserva e vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022 está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é um dos réus do núcleo 1 da trama golpista, grupo que também inclui o ex-presidente e o general Augusto Heleno.

A decisão do ministro foi tomada após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela manutenção da prisão.

Segundo Moraes, a soltura de Braga Netto pode atrapalhar o andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe.

O ministro citou o depoimento prestado ontem (21) ao Supremo pelo ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior, que relatou ameaças contra seus familiares. "A testemunha de acusação afirmou em seu depoimento que o réu Walter Souza Braga Netto foi responsável por orientar militares golpistas a pressionar a testemunha e a sua família, uma vez que o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi contrário ao plano golpista da organização criminosa. Salientou, ainda, que encerrou suas contas em redes sociais, considerando a intensa pressão exercida pelos militares golpistas, orientados por Walter Souza Braga Netto", justificou o ministro.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações. 

Dois idosos são encontrados mortos em Votuporanga

São Paulo firma parceria internacional para ampliar produção de biogás e biometano

Preso homem que matou ex durante festa de aniversário em Penápolis

Governo federal reconhece situação de emergência em 11 cidades gaúchas

Países do Brics se unem para eliminar "doenças da pobreza"

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

São Paulo abre 500 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever

Mais de 200 peritos tomam posse na Polícia Científica de São Paulo

São Paulo reforça alerta para vacinação contra sarampo nas férias

Idoso é encontrado morto com sinais de espancamento em Araçatuba

Justiça concede liberdade provisória a jovem que deu à luz em shopping e tentou esconder bebê em mochila

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados