Um problema de queda de energia em instalações da Nasa, a agência espacial americana, no Texas, fez com que o controle da missão não conseguisse enviar comandos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e falar com os sete astronautas em órbita. O problema ocorreu na terça-feira, 25, enquanto melhorias estavam sendo realizadas no prédio do Houston Johnson Space Center.
O gerente do programa da estação espacial, Joel Montalbano, disse que nem os astronautas nem a estação ficaram em perigo, e que os sistemas de controle de backup assumiram o controle em 90 minutos. A tripulação foi notificada do problema por meio de sistemas de comunicação russos, 20 minutos após a interrupção.
Foi a primeira vez que a Nasa precisou ativar esses sistemas de backup para assumir o controle, de acordo com Montalbano.
A Nasa mantém um centro de controle reserva a quilômetros de Houston, que é acionado no caso de um furacão ou outro desastre exigir evacuações. No caso de terça-feira, contudo, os controladores de voo permaneceram com o controle da missão, uma vez que as luzes e o ar-condicionado continuaram funcionando.
Além da agência americana e dos russos, a EEI é operada atualmente por órgãos da Europa, Japão e Canadá.
Unimed Araçatuba abre inscrições para evento sobre amamentação
Homem morre após se cortar em louça de pia quebrada em Rio Preto
Incêndio atinge barracão do Shopping da Utilidade em Rio Preto
Polícia Civil de Rio Preto investiga incêndio criminoso
Idosa morre no Hospital de Base após ser atropelada
Artesã é esfaqueada por mulher no Centro de Rio Preto
Suspeito de tráfico foge da polícia, invade casa e é encontrado escondido sob edredom em Itajobi
Unimed Araçatuba oficializa construção de Centro de Hemodiálise
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Governo busca negociação com EUA e pede apoio de empresários
Governo de SP autoriza edital para concurso de 4,4 mil vagas de soldados da PM
Homem em situação de rua é encontrado morto no Centro de Rio Preto
Compartilhe