05/04/2023 • 20:03:05

Natação: Federação Internacional apoia retorno de russos a competições

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

A World Aquatics (Federação Internacional de Natação) apoiou a recomendação feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na semana passada para que atletas russos e bielorrussos voltem a disputar competições internacionais. Nesta quarta-feira (5), a entidade aprovou a criação de uma força-tarefa que estabelecerá regras e orientações para que os atletas dos dois países possam participar individualmente como neutros em futuros eventos aquáticos.

De acordo com a entidade, o grupo será formado por atletas e representantes da modalidade. A estimativa é de que as conclusões façam parte de um relatório a se apresentado em julho deste ano.

Notícias relacionadas:Críticas ao retorno de russos às competições são lamentáveis, diz COI.COI recomenda volta de russos a competições como atletas neutros .Brasileiro vence concurso de medalhas dos Jogos da Juventude 2024.O veto à participação de atletas russos e bielorrussos em eventos da World Aquatics – incluindo o Mundial de Budapeste em 2022  – começou a vigorar em março do ano passado, em decorrência da invasão militar russa na Ucrânia.  Mesmo se posicionando favorável à recomendação do COI, a entidade ressaltou que seguirá apoiando e se comprometendo com atletas aquáticos ucranianos.

Além da World Aquatics, a World Taekwondo também aceitou seguir a recomendação do COI de readmitir atletas russos e bielorrussos em competições internacionais, desde que disputem com bandeira neutra. O primeiro evento com a participação deles será o Mundial de Taekwondo no final de maio, em Baku (Azerbaijão).  

O conjunto de recomendações do COI às federações internacionais tem como objetivo possibilitar que russos e bielorrussos voltem gradualmente ao cenário esportivo mundial, tendo em vista a corrida por vaga na Olimpíada de Paris 2024. A entidade estabeleceu alguns requisitos para que eles possam competir como atletas neutros: não ter apoiado a guerra ativamente e não podem ser contratados de instituições militares ou agência de segurança. Os atletas terão ainda de se comprometer a não fazer referência aos próprios países nos locais de competições, seja por meio de hinos ou uso de uniformes com as cores das bandeiras da Rússia e de Belarus. 

Apesar da recomendação, o COI ainda não definiu se atletas com passaporte da Rússia e de Belarus poderão disputar a Olimpíada de Verão de Paris (2024) e  Jogos de Inverno na Itália (2026).  A entidade afirma que decidirá "em momento apropriado”.

Taylor Swift comemora vitória do Kansas City em campo, com Travis Kelce

Cristiano Ronaldo e Messi vão voltar a se enfrentar. E pode ser a última vez!

Jovem é estuprada em casa de Rio Preto após uso de drogas; polícia investiga o caso

​Acidente envolvendo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto mata mulher de 47 anos

Romero vira trunfo do Boca contra o Palmeiras em caso de cobranças de pênaltis

Não tem sentido limitar parcelamento sem juros, foi conquista da sociedade, diz deputado

CBF divulga tabela detalhada das quartas da Série D do Brasileiro

Seleção brasileira de futebol de cegos garante vaga nos Jogos de Paris

Faustão piora e vai precisar de transplante de coração, diz hospital

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital

Diniz faz primeira convocação para Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

São Paulo bate Corinthians para alcançar final da Copa do Brasil

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados