O Estado de Ohio, nos EUA, votou nesta terça-feira, 7, a favor de incluir proteções do direito ao aborto à constituição estadual. Trata-se do mais recente projeto da crescente onda de votos pró-direitos ao aborto que tem surgido nos últimos meses ao redor do país.
Esta onda está ocorrendo tanto em Estados controlados majoritariamente por republicanos quanto em Estados de democratas, e dá sequência aos protestos pela derrubada da proteção federal ao aborto, que aconteceu no ano anterior nos EUA.
No dia da eleição, nesta terça-feira, os eleitores de Ohio consideraram duas iniciativas de votação em todo o Estado: a garantia de acesso ao aborto e a legalização da maconha.
Desde que a Suprema Corte derrubou a famosa decisão Roe vs. Wade, que protegia o aborto em nível federal, a questão dos direitos reprodutivos da mulher foi deixada a cargo de cada Estado, onde alguns residentes fizeram pressão para acrescentar medidas de votação e votar diretamente sobre o assunto.
As medidas de votação de terça-feira em Ohio incluíram a Questão 1, que acrescentou à constituição estadual o direito ao "tratamento médico reprodutivo" e impediu a proibição do aborto antes que o feto seja viável ou em prol da saúde da mãe.
O segundo tema na cédula, a Questão 2, é a iniciativa de legalização da maconha. Os votos favoráveis tornaram Ohio o 24º Estado americano a legalizar a maconha para uso recreativo ou pessoal para adultos maiores de 21 anos. Também foi aprovado e regulamentado o cultivo e a venda de maconha para pessoas com 21 anos ou mais.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe