14/07/2023 • 15:04:12

Onça-parda prenhe é flagrada pela segunda vez no Parque das Neblinas; veja vídeo

ESTADÃO CONTEÚDO



A onça-parda (Puma-concolor) foi avistada prenhe pela segunda vez no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, em Bertioga, no litoral de SP. Com as imagens coletadas por câmeras-trap - armadilhas fotográficas monitoradas e manuseadas por guarda-parques - é possível ver o animal andando com tranquilidade pela floresta com a barriga salientada. 

Com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque é espaço para a presença constante das onças-pardas. O equipamento também já registrou a espécie anteriormente em diversas situações: acompanhada por dois filhotes, marcando território, vocalizando e até em interação com morcegos. Consideradas essenciais para a vivência da espécie, as Unidades de Conservação desempenham um papel importante na conservação do habitat e ecossistemas, protegendo a biodiversidade e oferecendo as condições necessárias para sua reprodução. 

A gestação da suçuarana, como também é conhecida, ocorre a cada dois anos e tem uma duração que varia entre 80 e 100 dias, além disso pode gerar até seis filhotes, embora o mais comum sejam apenas dois. O mamífero, que é o segundo maior felino das Américas, é classificado como Vulnerável (VU) e, apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida. As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada.

"A onça-parda precisa de um amplo território para habitar, por isso, essa diversidade de registros é um indicativo de que a espécie encontra no Parque um ambiente adequado para sua circulação e reprodução. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com universidades para fortalecer o monitoramento e a identificação de espécies na reserva, e apoiar o desenvolvimento de pesquisas", afirma Paulo Groke, diretor do Instituto.

"Encontrar indivíduos que demonstrem que os processos reprodutivos estão funcionando na localidade, especialmente para predadores de topo de cadeia trófica, reforça a indicação de que o habitat supre com recursos fundamentais alguns indivíduos da espécie, que é bastante exigente em área para sobreviver. O Parque das Neblinas tem cumprido seu papel de minimizar os impactos antrópicos, compor de forma relevante um dos maiores maciços de Mata Atlântica remanescente. Parabéns pelo trabalho, que salienta o potencial de conciliação do uso público cauteloso com a conservação da biodiversidade" declara Rodrigo Nobre, Mastozoólogo Especialista em Médios e Grandes Mamíferos Silvestres que confirmou a prenhez do felino.

O registro foi possível a partir da gestão de câmeras implantadas na reserva, um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque e, também, para contribuir com ações de fiscalização e conservação da área. Outros animais também já foram flagrados no local, como o gambá-de-orelha-preta, o gato-mourisco e a anta. A instalação e manuseio dos equipamentos são feitos pela equipe de guarda-parques do Ecofuturo.
 

[video]

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados