26/10/2023 • 14:09:56

Pacientes do Hospital do Câncer de Catanduva fazem oficina de lenços

DA REDAÇÃO - CATANDUVA



Cores e formas de usar lenços ajudam a passar pela fase da perda de cabelos dos pacientes que enfrentam tratamento oncológico na Unidade de Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva.

Na semana,  eles participaram da oficina de lenços e turbantes, idealizada por Heloísa Laura Ardengue, psicóloga, e Bianca Espejo Stanquevis, nutricionista, profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Emílio Carlos.

Integrando as ações dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a oficina foi ministrada pela voluntária Profa. Alda Nascimento Batista. Entusiasta no uso de turbantes, mostrou as diversas técnicas de colocação dos lenços na cabeça.

“Ensiná-los a fazer turbantes traz uma possibilidade a mais para eles no enfrentamento da doença; além de ser um acessório, a peça empodera e contribui para se manterem belos e com autoestima boa”, disse Alda.

De maneira simples e divertida, a professora foi montando diversos tipos de amarrações do lenço, para que os pacientes pudessem interagir com a oficina. "Tenho lenços em casa e uso bastante. É uma satisfação ver meus amigos felizes com os turbantes. É também uma importante forma de troca de energia e de carinho", disse uma das pacientes.

Despedida com alegria

Em sua última sessão de quimioterapia, a senhora Maria Lúcia Monteiro Santos não escondeu a felicidade e pediu para sair de lá com um novo turbante para fazer surpresa aos familiares que a aguardavam.

“Eu amei meu lenço! A professora Alda me ensinou e vou levar pra casa, pois quero continuar usando mesmo depois do tratamento”, disse a sorridente dona Maria.

Para as idealizadoras do projeto, o mês retrata a importância da prevenção ao câncer, mas o objetivo, também, foi de levar acolhimento para aqueles que já estão em tratamento.

“Todos estamos envolvidos na campanha para conscientização sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No HCC a ação foi realizada com propósito de preservar e promover autoestima dos pacientes que estão em tratamento oncológico, proporcionando momento de distração e acolhimento, fortalecendo vínculos e reforçando a valorização à vida”, disseram Heloísa e Bianca.

A oficina de lenços ofereceu o material gratuitamente aos pacientes e teve o apoio da AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Catanduva, que preparou um café todo especial.

Consórcio assume iluminação pública em Araçatuba; veja o que muda para a população

Cinco cidades do estado de São Paulo têm focos de incêndio ativos

Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, recebe certificado do Guinness aos 116 anos

Datena, Marçal e demais candidatos mantêm presença em novo debate após cadeirada

Polícia de SP reforça cerco a golpistas que atuam na internet; veja como se prevenir

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas

Dois homens são presos após atearem fogo às margens de rodovia em Penápolis

Tamanduá resgatado de incêndio em reserva indígena não resiste e morre

Prédio de três andares desaba na Zona Norte do Rio; mulher está desaparecida

Debate perde ritmo após cadeirada e candidatos comentam ação de Datena

Datena cancela participação em sabatina após agressão a Pablo Marçal em debate

Trabalhador morre após cair de plataforma em obra em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados