14/11/2024 • 10:19:00

Polícia encontra explosivos na casa de autor de atentado no STF

AGÊNCIA BRASIL



A Polícia Militar (PM) do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (14) que encontrou artefatos explosivos no local onde Francisco Wanderley Luiz estava hospedado, em Ceilândia, região administrativa a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. Francisco, conhecido como Tiu França, é de Rio do Sul (SC) e morreu na noite desta quarta-feira (13) ao detonar explosivos na Praça dos Três Poderes, por volta das 19h30.

VISTORIA

Durante a madrugada, o esquadrão antibombas da PM fez uma varredura no local e encontrou mais três dispositivos, que foram desativados para garantir a segurança dos agentes que trabalharam na investigação do corrido, a cargo da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil do DF. O local foi liberado às 7h para perícia e o corpo de Francisco retirado às 9h.

Os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto também foram vistoriados durante a noite.

A PM ainda segue fazendo varreduras na casa em Ceilândia e no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde estava o carro de Francisco, que também explodiu na noite de ontem. Os agentes estão fazendo a detonação controlada dos explosivos que foram encontrados no carro.

INQUÉRITO

A PF abriu inquérito para investigar o caso. Os peritos criminais vão investigar as explosões com estratégia semelhante à reconstrução de cenário na identificação dos crimes de 8 de janeiro do ano passado, quando os prédios do Três Poderes sofreram ataques golpistas.

Entre os primeiros procedimentos que a PF devem fazer no local estão a identificação de todos os vestígios, além de uma identificação das imagens da área com ferramentas tecnológicas 3D a fim de compreender, em detalhes, a dinâmica do ataque. Vídeo das câmeras de segurança do STF mostram Francisco atirando artefatos explosivos em direção à escultura A Justiça, que fica em frente ao prédio da Corte e, em seguida, acendendo outro no próprio corpo.

Os estrondos das explosões foram ouvidos ao final da sessão que ocorria no plenário do STF e os ministros da Corte foram retirados do local em segurança. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Palácio do Planalto no momento do ocorrido; ele deixou o local por volta das 17h30.

Hotel Sesi Epitácio recebe etapa final da Liga Sesi-SP 2024

Polícia apreende centenas de lâmpadas automotivas suspeitas de falsificação em Rio Preto

Claudio Ranieri deixa a aposentadoria e assume Roma para superar crise

O que se sabe até o momento sobre as explosões no STF? Entenda os detalhes

Aumento de cotas em concurso público tramitará em regime de urgência

Alckmin diz que explosões são atentado grave e apuração será rigorosa

Piloto morre em queda de avião agrícola em Fernandópolis

Dependência química e serviços públicos levam pessoas em situação de rua a permanecerem em Rio Preto

Vem aí a 4ª Corrida Solidária de Jales em prol ao Fundo Social, Lar dos Velhinhos, AVCC e AACAJ

Vídeos registram explosão de carro e momento em que homem detona explosivos em frente ao STF

Endometriose afeta a vida de 8 milhões de brasileiras e é a maior causa de infertilidade feminina

Instituto Federal de Birigui recebe doação de materiais eletrônicos apreendidos pela Receita Federal

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados