A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18) a Operação “SLAVE”, fruto de investigação para reprimir a prática de crimes de redução à condição análoga à de escravo e tráfico de pessoas conduzida pela PF de Divinópolis/MG. Dois Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal São Sebastião do Paraíso/MG foram cumpridos pela PF de Jales no município de Pontalinda/SP, com o objetivo de apreender objetos referentes à prática dos crimes em investigação, além de outros elementos de prova. Os mandados foram cumpridos em dois endereços residenciais, tendo sido apreendido o celular do investigado em um dos endereços.
A investigação busca esclarecer a prática dos crimes do artigo 149 e 149-A do Código Penal. O crime do art. 149 é praticado por quem reduz alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. Já o crime do art. 149-A é praticado por quem agencia, alicia, recruta, transporta, transfere, compra, aloja ou acolhe pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de submetê-la a trabalho em condições análogas à de escravo.
A soma das penas máximas destes crimes pode chegar a 16 anos de reclusão, além de multa e pena correspondente à eventual violência praticada. O material apreendido será posteriormente encaminhado ao setor técnico-científico da Polícia Federal para a realização de perícia.
Presidente Prudente inicia ampliação do 1º gasoduto de biometano do Brasil
Novo bairro da Pacaembu em São José do Rio Preto contará com 879 moradias
Rio Preto registra duas novas mortes por dengue e número de casos dispara para 7.210 em 2025
Galera Tech 2025 abre inscrições para capacitação gratuita em tecnologia para estudantes de Rio Preto
Acusado de estupro é preso pela DDM em Rio Preto
Motociclista atropela mulher e causa morte em Araçatuba; vítima fatal tinha 50 anos
Creches 2025: veja como buscar vaga para período integral ou parcial na rede municipal de Rio Preto
Polícia Militar Rodoviária e FICCO SP prendem homem por tráfico de drogas em Teodoro Sampaio
Calor intenso e tempestades isoladas devem marcar a semana no estado de São Paulo
Criança de 6 anos morre em acidente de trânsito em Junqueirópolis; polícia reforça orientações sobre transporte seguro
Rede Municipal de Educação de Araçatuba abre matrículas para 2025
Rio Preto flagra descarte irregular de lixo em áreas limpas por mutirão contra a dengue
Compartilhe