28/04/2023 • 17:41:25

Presidente da BBC renuncia após relatório revelar empréstimo a Boris Johnson

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente do grupo audiovisual britânico BBC, Richard Sharp, renunciou nesta sexta-feira, 28, após um relatório ter concluído que ele violou as regras sobre nomeações públicas ao facilitar um empréstimo ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson, quem o nomeou para o cargo.

Um relatório independente publicado nesta sexta-feira afirma que Sharp, um ex-executivo do setor bancário que assumiu o comando da BBC em 2021, violou as regras ao não relatar que havia auxiliado Johnson a obter um empréstimo de 800 mil libras (quase R$ 5 milhões).

Sharp, de 67 anos, foi nomeado pouco depois da concessão do empréstimo para comandar a corporação pública de rádio e televisão. "O relatório conclui que violei o código de governança para nomeações públicas, mas que esta violação não invalida necessariamente a nomeação", explicou Sharp no comunicado sobre a renúncia.

O ex-banqueiro, que assegura ter violado as regras de maneira "involuntária", considerou, no entanto, necessário afastar-se para priorizar "os interesses da BBC". Caso contrário, poderia tornar-se uma "distração" para o bom trabalho do gigante audiovisual.

A ministra da Cultura, Lucy Fraser, afirmou entender e respeitar a decisão. Ela agradeceu a Sharp por seu trabalho como presidente da BBC.

Enquanto o consideravam para o cargo na BBC, no fim de 2020, Sharp era assessor do Ministério da Economia e colocou o amigo Sam Blyth, um primo distante de Boris Johnson, em contato com o chefe dos funcionários, Simon Case, que queria ajudá-lo nas suas notórias dificuldades financeiras.

Em seu comunicado, Sharp admite que se tratou de um fato que "ignorou" ao declarar eventuais conflitos de interesses. O ex-banqueiro nega que obteve o cargo como contrapartida por ajudar Johnson.

"Deveria ter declarado que havia esta problemática relação financeira com o então primeiro-ministro", disse Lucy Powell, do Partido Trabalhista, da oposição. O assunto trouxe um "dano incalculável" para a imagem da BBC, lamentou.

Sob holofotes

Sharp, que também foi chefe do atual primeiro-ministro Rishi Sunak, quando trabalhavam na Goldman Sachs, esteve sob os holofotes por seus vínculos com o Partido Conservador.

Esta proximidade foi levantada pelos críticos quando a BBC decidiu suspender, no mês passado, o célebre apresentador Gary Lineker, após declarações nas quais comparou a retórica migratória do governo com a da época nazista.

A instituição inevitável do cenário audiovisual britânico completou 100 anos em outubro de 2022, afetada pela concorrência das plataformas de streaming e assinatura, além das ameaças ao seu financiamento público.

A BBC também foi criticada nos últimos anos pelos conservadores, que governam o país, que acusam o grupo de fazer uma cobertura tendenciosa - especialmente do Brexit - e de priorizar as preocupações das elites urbanas, em vez das preocupações das classes populares.

Dois terços dos brasileiros moram em ruas arborizadas

Empresas têm até 31 de maio para se cadastrar no BEEM e contratar estagiários da rede estadual

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Mais de 1 milhão de veículos devem passar pela Marechal Rondon durante o feriado prolongado

Cerca de 5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias concedidas durante os feriados de Páscoa e Tiradentes

Fuvest tem inscrições abertas para simulado de redação 2025

Projeto em Presidente Prudente transforma latas de aerossol em arte e educação ambiental

Dois passageiros são presos com quase 9 kg de pasta base de cocaína em ônibus na Raposo Tavares

Novo bairro da Pacaembu em São José do Rio Preto contará com 879 moradias

Condenado por tráfico e solto há menos de 30 dias é preso com mais de 400 kg de maconha em Votuporanga

Polícia Rodoviária prende bolivianos com mais de 52 kg de cocaína em ônibus na SP-294, em Pacaembu

Quadrilha do interior de SP é alvo de operação por fraude milionária em banco digital

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados