23/08/2023 • 14:47:05

Prigozhin, líder do Grupo Wagner, morre em queda de avião, diz agência​ de notícias

DA REDAÇÃO



Líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu nesta quarta-feira (23) em uma queda de avião na região de Tver, na Rússia. A informação é da agência de notícias russa Tass.

A informação da morte do líder do grupo Wagner ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades russas.

A aeronave que Prigozhin estaria é um Legacy, fabricado pela Embraer, e fazia um voo de Moscou a São Petesburgo. A aeronave voava regularmente e foi comprada pelo Grupo Wagner em 2020. O Legacy tinha 16 anos. Havia sete passageiros e três funcionários a bordo.

O grupo Wagner é um exército de mercenários que foi empregado em diversas guerradas, inclusive na invasão à Ucrânia. foi dissolvido depois de uma tentativa de um golpe na Rússia.

EXÍLIO

Prigozhin foi visto em público pela última vez no dia 24 de junho, quando firmou um acordo com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. Na data, o líder do grupo aceitou suspender o motim em meio à retirada do processo criminal que havia sido aberto contra ele, além de descartar punições aos envolvidos na rebelião.

Após o Kremlin atender as exigências, Prigozhin aceitou se exilar na Bielorrússia a convite de Lukashenko. O mercenário, no entanto, já havia afirmado que não tinha intenção de viver um "exílio tranquilo" no país. Em julho, uma foto - não autenticada - foi divulgada nas redes sociais, mostrando Prigozhin nos bastidores da cúpula Rússia-África, ocorrida em São Petersburgo.

A REBELIÃO

O impasse entre o grupo Wagner e o Kremlin começou no dia 25 de junho, quando os mercenários tomaram o controle das instalações militares de Rostov, no sul da Rússia. Segundo Prigozhin, a ação foi em resposta ao ataque de forças russas contra um dos acampamentos do grupo, que resultou na morte de vários integrantes.

A rebelião durou cerca de 24h, sendo encerrada após um acordo entre Prigozhin e  Lukashenko. No mesmo dia, o presidente russo, Vladimir Putin afirmou que os envolvidos no motim traíram o país, mas que, conforme o acordo, não seriam processados e teriam as seguintes opções: se estabelecer na Belarrússia, juntar-se ao exército russo ou voltar para casa.

HISTÓRIA DO GRUPO

Surgido em 2014, o Grupo Wagner é uma companhia privada de mercenários que atuam em guerras pelo mundo. Desde seu ano de fundação, o Wagner está presente na península ucraniana da Crimeia e chegou a ajudar forças separatistas apoiadas pela Rússia a tomar a região. Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022, o governo russo contou com a ajuda do grupo para avançar nas batalhas contra o exército de Volodymyr Zelensky, como nos embates das cidades de Bakhmut e Soledar.

Acredita-se que o grupo paramilitar seja composto principalmente por ex-soldados de elite do exército russo, além de prisioneiros e civis do país de Putin

Mulher é presa com skunk em ônibus enquanto viajava com filho de 3 anos, em Valparaíso

Empresário morre após bater moto em guia e ser atropelado em Presidente Prudente

Autônomo é preso por embriaguez ao volante após colidir com carro estacionado em Presidente Prudente

Homem é preso em flagrante após furtar depósito de empresa em Presidente Prudente

Marinha entra nas buscas por corpo de universitária trans desaparecida há um mês em Ilha Solteira

Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto

Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira

Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba

Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows

Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais

Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva

Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados