10/10/2023 • 14:30:00

Produção de motos tem melhor setembro em dez anos, revela Abraciclo

ESTADÃO CONTEÚDO



A produção de motos alcançou 140,3 mil unidades no mês passado, volume um pouco acima - alta de 0,5% - do total registrado em setembro de 2022 (139,6 mil). Foi assim o melhor setembro em produção de motocicletas desde 2013, quando as fábricas produziram 150,7 mil unidades no mesmo mês.

Frente a agosto, que marcou a maior produção de motos em uma década, houve queda de 14,5% em setembro. Também contribuiu para essa variação negativa o calendário com três dias a menos de trabalho do mês passado.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 10, pela Abraciclo, a entidade que representa as montadoras de motos instaladas no polo industrial de Manaus (AM), onde está concentrada a maior parte da produção nacional.

De janeiro a setembro, foram produzidas 1,2 milhão de motocicletas, uma alta de 12,3% na comparação com os nove primeiros meses de 2022 e o melhor resultado entre iguais períodos em dez anos. A Abraciclo manteve a projeção que aponta para 1,56 milhão de motos em todo o ano, o que, se confirmado significará um aumento de 10,4% frente a 2022 (1,41 milhão de unidades).

O desempenho é puxado pela expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos, em especial modelos de baixa cilindrada, que respondem por 81,7% do mercado.

"Em 2023, estamos experimentando um crescimento consolidado. O segmento apresenta potencial para continuidade no aumento dos volumes da produção", disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo, durante a apresentação dos resultados do mês passado

Só em setembro, foram vendidas 135 mil motocicletas, 9,2% acima do total comercializado no mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto, no entanto, houve recuo de 5,4% por conta do calendário mais curto de setembro, que teve três dias úteis a menos.

Desde o início do ano, as vendas, de 1,18 milhão de motos, acumulam crescimento de 19,7%, bem acima da expectativa da Abraciclo de aumento de 10,9%, para 1,5 milhão de unidades, em 2023. Conforme o presidente da entidade, o mercado de motos tem potencial de voltar a superar as 2 milhões de unidades em um prazo de até cinco anos.

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados