24/08/2023 • 16:49:09

Putin elogia 'contribuição' de Prigozhin na Ucrânia e promete investigar queda de avião

ESTADÃO CONTEÚDO



No dia seguinte a morte do chefe do grupo Wagner Ievgeni Prigozhin, o presidente russo Vladimir Putin elogiou as "contribuições" na Ucrânia e prometeu que vai investigar a queda do avião particular em que o mercenário viajava. Prigozhin entrou para a lista de desafetos de Putin mortos em circunstâncias misteriosas dois meses depois de liderar um motim contra o Kremlin.

"Era um homem com destino complicado, que cometeu erros graves em sua vida, mas que obteve os resultados de que precisava", declarou Putin. Ao oferecer condolências, o presidente russo destacou o que chamou de "contribuição significativa para nosso esforço comum" na Ucrânia, onde a Rússia trava, ainda nas palavras dele, uma ofensiva militar.

Referindo-se à investigação sobre as causas do acidente, o presidente russo prometeu "conduzi-la em sua integralidade e chegar a uma conclusão". Putin enfatizou que a perícia está em curso e completou: "Veremos o que os investigadores dirão num futuro próximo".

Yevgueni Prigozhin foi de aliado a desafeto de Vladimir Putin ao lançar uma breve rebelião contra o Kremlin, em junho, e chegou a ser chamado pelo presidente russo de "traidor".

Depois de semanas com o paradeiro incerto, o chefe do grupo Wagner apareceu na segunda-feira em vídeo que parecia ter sido gravado no continente africano. De acordo com Putin, ele "voltou da África" no dia do acidente.

Até o momento, as autoridades russas não apresentaram qualquer pista para explicar a queda do jato privado, um Embraer, na quarta-feira, 23. O avião caiu de forma abrupta perto de Moscou, de onde partiu em direção a São Petersburgo. Segundo informações da agência de aviação russa, três tripulantes e sete passageiros, incluindo Prigozhin, seu braço direito, Dmitri Utkin, e outros integrantes do grupo Wagner estavam no voo. Todos morreram.

A queda do avião alimentou especulações em torno do presidente Vladimir Putin. Sem responsabilizá-lo diretamente, o presidente Joe Biden disse que não estava "surpreso" e acrescentou que "não há muita coisa que aconteça na Rússia que Putin não esteja por trás".

O assessor da presidência ucraniana Mikhail Podoliak foi direto: "Prigozhin assinou uma sentença de morte para si no momento em que acreditou nas bizarras "garantias" do [ditador de Belarus Alexander] Lukashenko e na igualmente absurda "palavra de honra" de Putin", disparou em referência a negociação que encerrou o motim do grupo Wagner.

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados