28/07/2023 • 09:45:05

Putin promete enviar 50 mil toneladas de grãos para países africanos aliados

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu nesta quinta-feira, 27, enviar gratuitamente 50 mil toneladas de grãos a países africanos aliados da Rússia.

A ideia é tranquilizar os governantes da África que foram a São Petersburgo participar de uma cúpula patrocinada pelo Kremlin. Muitos haviam sinalizado insatisfação com o fim do acordo de exportação de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro, que aumenta a insegurança alimentar em países mais pobres.

"Nos próximos meses poderemos garantir remessas gratuitas de 25 mil a 50 mil toneladas de grãos para Burkina Faso, Zimbábue, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia", disse Putin, em discurso transmitido pela TV russa.

Saída

Isolado pelo Ocidente e com a autoridade testada dentro de seu país por um motim fracassado, Putin precisa projetar normalidade e assegurar apoio de aliados. Por isso, ele recebeu líderes da África para uma cúpula relâmpago como parte de sua contínua projeção em um continente que se tornou crítico para a política externa de Moscou.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, alguns países africanos têm apoiado Putin na ONU, recebido seus enviados e navios de guerra e oferecido controle de ativos lucrativos, como uma mina de ouro na República Centro-Africana que contém uma reserva de US$ 1 bilhão do minério, segundo os EUA.

Mas, ainda que Putin tenha buscado se aproximar de líderes africanos, a guerra na Ucrânia tem tornado as relações com a África mais tensas. A cúpula recebeu apenas metade do número de chefes de Estado em comparação com a última reunião, em 2019, situação que o Kremlin atribuiu à "interferência insolente" dos EUA.

Críticas

A decisão de Putin de acabar com o acordo de exportações de grãos da Ucrânia piorou a relação com os africanos. Os preços dos alimentos aumentou, agravando a miséria em países pobres, incluindo alguns cujos líderes compareceram à cúpula de São Petersburgo.

O chanceler do Quênia, Hon Alfred Mutua, classificou a decisão de Putin como uma "facada nas costas". Os presidentes de Egito, Abdel-Fattah el-Sisi, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, também criticaram a decisão do Kremlin de acabar com o acordo.

Diante da pressão, o presidente russo decidiu abrir os silos da Rússia. "Entendemos a importância de um fluxo de alimentos interrupto para os países africanos", disse Putin, que culpou o Ocidente pela crise alimentar global por ter obstruído as exportações russas.

Alguns líderes africanos também pressionaram Putin a respeito do destino do Grupo Wagner, que protagonizou o motim fracassado de junho. Os mercenários têm forças estacionadas na África, em países como República Centro-Africana e Mali, onde eles exploram ouro e diamantes em troca de apoio aos regimes autoritários. Na cúpula, o presidente russo garantiu que manterá a parceria com o Wagner.

Guerra

Além de buscar reduzir a insatisfação dos africanos, Putin também comentou sobre a guerra. Ontem, ele disse que os confrontos se "intensificaram" na região de Zaporizhzia, um dos objetivos da contraofensiva da Ucrânia para recuperar territórios. "Os ucranianos não foram bem-sucedidos", disse Putin.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, no entanto, contou outra história. Ele postou um vídeo mostrando vários soldados ucranianos celebrando a recapturara da vila de Staromaiorske, na linha de frente, perto da fronteira entre as regiões de Donetsk e Zaporizhzia.

Virginia posta decoração de Natal inspirada na família

Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer

Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro

Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro

Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo

Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)

Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba

Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados