São José do Rio Preto foi reconhecida pelo Estado de São Paulo como Município de Interesse Turístico (MIT). Com esse reconhecimento, a cidade espera ampliar os recursos recebidos por meio do Fundo de Melhoria das Estâncias e realizar investimentos no setor.
“O resultado é um reconhecimento ao trabalho feito de levantamento de informações e também do potencial turístico da nossa cidade, que já é referência em tantas áreas como saúde, entretenimento, esportes, tecnologia, franquias, entre outros. Todos os requisitos analisados foram reconhecidos pelo Estado, que agora pode destinar ainda mais recursos para o contínuo desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Edinho Araújo.
A lei foi originada de um projeto do deputado estadual Itamar Borges, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionada no último dia 21 de março de 2024. De acordo com o parlamentar, transformar Rio Preto em MIT é valorizar o trabalho feito pela gestão Edinho Araújo e toda a sus equipe.
“A lei veio para fortalecer ainda mais o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, e desenvolvendo todo o potencial de nossa cidade para se tornar um polo de eventos”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo Jorge Luis de Souza, destacou que o incentivo ao turismo local vai atrair muitos visitantes.
“A cidade de Rio Preto estava na fila para ser reconhecida como Município de Interesse Turístico desde o ano 2019, quando foi apresentado o projeto pelo deputado Itamar Borges. Todas as exigências foram cumpridas e aguardávamos esse reconhecimento para que receber novos aportes de recursos no turismo. Os recursos vão aquecer a economia da região e gerar novos empregos para a população”, completou Jorge.
A expectativa é de um repasse de R$ 571 mil anual para Rio Preto.
Município de Interesse Turístico
O Estado de São Paulo conta com 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. Esses municípios dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), e recebem aportes financeiros com base na arrecadação de impostos municipais, que auxiliam no desenvolvimento das regiões com investimentos necessários em infraestrutura e para o desenvolvimento do turismo na região, fomentando a economia local, gerando empregos e renda.
As Estâncias Turísticas recebem um valor de repasse maior, em comparação aos MITs, por serem classificadas como destinos turísticos já consolidados.
Porém, para receber esses aportes, é necessário que as cidades cumpram requisitos. Para ser considerado um MIT é preciso que a cidade tenha potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos.
No caso das estâncias, é necessário que o município seja um destino já consolidado com um turismo efetivo de fluxo permanente de visitantes, e possua atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, sejam eles naturais, culturais ou artificiais.
Para que uma cidade venha a receber uma dessas classificações, é necessário que um deputado estadual apresente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que objetive a classificação de município como Estância Turística ou como de Interesse Turístico. Entretanto o projeto precisa de estudos da demanda turística da região, inventário feito pelo prefeito; de atrativos turísticos do município; dos equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura de apoio à área.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe