São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, deve contar, em breve, com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, serviço que reúne no mesmo lugar apoio jurídico, médico e psicológico para mulheres vítimas de violência.
A novidade foi anunciada pela deputada estadual Beth Sahão (PT), que esteve em Brasília na última quinta-feira, 25, para uma série de reuniões em diferentes gabinetes do governo Lula, incluindo no Ministério das Mulheres, onde formalizou o pedido.
A reivindicação foi feita à secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi. Além da Casa da Mulher Brasileira, a deputada também solicitou três viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha – uma para Catanduva, outra para Rio Preto e outra para Matão.
Os pedidos foram encaminhados para a ministra da pasta, Cida Gonçalves, que irá avaliá-los. O sbtinterior.com apurou que a decisão deverá ser divulgada em breve.
Violência à Mulher
A iniciativa ocorre em meio à explosão de casos de violência contra a mulher. O primeiro trimestre deste ano foi marcado pelo aumento de crimes contra mulheres no Estado de São Paulo.
Segundo levantamento publicado na quinta pela Folha de SP, foram registrados 62 casos de feminicídios, e 3.551 de estupros - recorde de ambos os crimes. De acordo com o Instituto Sou da Paz, o número de estupros é o maior desde 1996.
Os índices de lesão corporal e ameaças contra pessoas do sexo feminino também cresceram no período. Os crimes de ameaça contra mulheres somaram 25.531 ocorrências, um aumento de mais de 10 mil casos em relação ao mesmo trimestre do ano passado, quando foram registradas 14.945 ocorrências.
Por essa razão, a deputada prepara o lançamento da ‘Frente Parlamentar Pela Vida e Proteção das Mulheres e Meninas’, em uma grande ofensiva com essa violência desenfreada. A deputada, inclusive, obteve a confirmação da presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, quando do lançamento da Frente na Alesp.
Espaço unificado e de proteção
O relançamento da Casa da Mulher Brasileira pelo presidente Lula ocorreu no Dia Internacional da Mulher, junto com um pacote de projetos de lei e decretos referentes às pautas femininas, além de diversas medidas implementadas pelos órgãos governamentais para auxílio às mulheres em diferentes frentes.
Está prevista a instalação de 40 novas casas da Mulher Brasileira até o fim desta gestão do governo Lula. A iniciativa faz parte do relançamento do programa Mulher Viver sem Violência, que vai também disponibilizar 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha e para delegacias da Mulher, além de fazer a reestruturação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência aos órgãos competentes.
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Compartilhe