A estiagem que atinge a região e o aumento do consumo de água pela população fez o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Semae), de Rio Preto, reduzir pela metade a captação de água da Represa Municipal. No mês de agosto, o aumento no uso foi de 3,09% em relação a julho. Além disso, a cidade está enfrentando um déficit significativo de chuvas em 2024, com apenas 635,50 mm acumulados até 10 de setembro – uma redução de 47% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A última chuva significativa ocorreu em 12 de abril, somando 25,10 mm. Desde então, Rio Preto não tem recebido precipitações expressivas, deixando a cidade há 151 dias em condições de seca. O cenário atual levou o Semae a tomar medidas preventivas, como a redução da captação na represa de 450 litros por segundo para 220 litros por segundo, em uma tentativa de preservar os níveis dos lagos e evitar problemas ambientais, como a mortandade de peixes ou o risco de o rio Preto secar.
SISTEMA NO LIMITE
Para compensar a menor captação na represa, a autarquia aumentou a extração de água dos poços profundos. As bombas hidráulicas, que antes operavam 16 horas por dia, agora estão em funcionamento por 22 horas, atingindo o limite do sistema. Mesmo com esses esforços, o Semae estuda a possibilidade de implantar racionamento. Técnicos se reunirão na próxima terça-feira, 17 de setembro, para discutir a medida, que pode se tornar inevitável caso a situação não melhore.
PREVISÃO
O Semae também intensificou campanhas publicitárias de alerta para conscientizar a população sobre o uso racional da água, orientando a evitar práticas como lavar quintais e carros diariamente com água potável. Meteorologistas preveem a chegada de uma frente fria a partir do dia 19, trazendo alívio temporário com a queda nas temperaturas e a possibilidade de chuva. No entanto, essa frente fria pode se deslocar rapidamente para o Oceano Atlântico, permitindo o retorno da massa de ar quente e mantendo o cenário crítico.
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Compartilhe