Os moradores da região noroeste do estado de São Paulo estão acostumados ao calor intenso ao longo do ano. No entanto, a exposição constante ao sol deve ser motivo de atenção, especialmente para quem trabalha ao ar livre. Pensando nisso, a Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realiza, ao longo deste mês, palestras educativas focadas na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele.
Os trabalhadores da construção civil estão entre os grupos mais vulneráveis aos riscos da exposição solar, devido à natureza das atividades realizadas ao ar livre. "Embora a maioria saiba que ficar exposto ao sol sem proteção é perigoso, nunca é demais reforçar a importância das medidas preventivas, como a aplicação e reaplicação do protetor solar, o uso de vestimentas adequadas, bonés ou chapéus, e a necessidade de monitorar qualquer alteração na pele", explicou Gabriela Batista, supervisora da Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, correspondendo a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país, com cerca de 185 mil novos casos por ano. O câncer de pele se divide em dois tipos principais: o não melanoma, o mais frequente, e o melanoma, menos comum, porém mais agressivo.
Com as ondas de calor registradas em São José do Rio Preto nos últimos meses, o risco de exposição excessiva ao sol também aumenta, reforçando a necessidade de prevenção e cuidados com a pele.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe