14/09/2023 • 11:20:12

STF retoma julgamento do primeiro réu por atos golpistas no 8 de Janeiro

ESTADÃO CONTEÚDO



O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira, 14, o julgamento do primeiro bolsonarista envolvido nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, com o voto do ministro Cristiano Zanin. No banco dos réus está o cientista da computação Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que foi preso em flagrante no Senado Federal.

A tendência é que ele seja condenado. A avaliação dos ministros é que as provas produzidas pelo próprio Aécio, que gravou vídeos nas dependências do Congresso, são suficientes para fundamentar a sentença. A dúvida é sobre a pena.

Apenas dois ministros votaram até o momento: Alexandre de Moraes (relator) e Kassio Nunes Marques (revisor). Ambos foram a favor da condenação, mas com sugestões de penas bastante distintas.

Moraes sugeriu 17 anos em regime inicial fechado e Nunes Marques 2 anos e meio em regime aberto.

As penas propostas são discrepantes porque Nunes Marques defendeu uma condenação parcial, apenas pelos crimes de deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência, considerados mais leves, e sugeriu a absolvição pelos crimes de associação criminosa, golpe de estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ministro que o ex-presidente Jair Bolsonaro colocou no STF defendeu que as violências e a invasão da praça dos Três Poderes não representaram "risco à democracia".

Aécio Pereiro está preso preventivamente desde 8 de janeiro e recebeu autorização para acompanhar o julgamento no presídio.

Ele chegou a gravar um vídeo na Mesa Diretora do Senado antes de ser detido. O bolsonarista veste uma camisa com os dizeres "intervenção militar federa"' e afirma: "Amigos da Sabesp, quem não acreditou estamos aqui. Quem não acreditou, estou aqui por vocês também, porra. Olha onde eu estou, na mesa do presidente "

Em outra gravação, aparece na tribuna do Senado e defende uma intervenção das Forças Armadas contra o "comunismo". "Saiam nas ruas, saiam nos quartéis, saiam agora, fiquem nas ruas e peçam 'SOS Forças Armadas'", afirma.
 

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados