08/05/2023 • 20:03:10

STF tem maioria em julgamento que renderá R$ 5,8 bilhões à União

AGÊNCIA BRASIL

[imga] O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (8) maioria de votos para validar o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trata das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre receitas de empresas do lucro real. De acordo com o Ministério da Fazenda, a decisão garante os cofres públicos R$ 5,8 bilhões por ano.

Até o momento, seis ministros se manifestaram na Ação Direta de Constitucionalidade n° 84 para manter a decisão individual do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que, em março deste ano, suspendeu todas as decisões judiciais que impediram a aplicação do Decreto 11.374/2023.

Apesar da maioria formada, o julgamento, que ocorre de forma eletrônica, ainda não terminou e será finalizado às 23h59 de hoje. Faltam os votos de Rosa Weber e de Nunes Marques.

O decreto foi editado em 1º de janeiro pelo atual governo e restabeleceu as alíquotas originais das contribuições, que tinham sido reduzidas pelo então vice-presidente Hamilton Mourão, no dia 30 de dezembro do ano passado, antes da posse de Lula.  

A medida possibilitou a redução da cobrança para 0,33% (PIS) e 2% (Cofins) sobre o lucro real. Agora, as alíquotas de 1,65% e 7,60%, respectivamente, voltaram a serem aplicadas. 

Em nota, o Ministério da Fazenda declarou que a decisão do STF reforça compromisso com a estabilidade e a integridade do sistema tributário.

"O resultado do julgamento na ADC 84 destaca a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão fiscal e tributária. Ações que visem a alterar o sistema tributário devem levar em conta o impacto nas finanças públicas e nos contribuintes, sempre respeitando os princípios e regras estabelecidas pela Constituição", declarou o ministério.

Presidente Prudente inicia ampliação do 1º gasoduto de biometano do Brasil

Novo bairro da Pacaembu em São José do Rio Preto contará com 879 moradias

Rio Preto registra duas novas mortes por dengue e número de casos dispara para 7.210 em 2025

Galera Tech 2025 abre inscrições para capacitação gratuita em tecnologia para estudantes de Rio Preto

Acusado de estupro é preso pela DDM em Rio Preto

Motociclista atropela mulher e causa morte em Araçatuba; vítima fatal tinha 50 anos

Creches 2025: veja como buscar vaga para período integral ou parcial na rede municipal de Rio Preto

Polícia Militar Rodoviária e FICCO SP prendem homem por tráfico de drogas em Teodoro Sampaio

Calor intenso e tempestades isoladas devem marcar a semana no estado de São Paulo

Criança de 6 anos morre em acidente de trânsito em Junqueirópolis; polícia reforça orientações sobre transporte seguro

Rede Municipal de Educação de Araçatuba abre matrículas para 2025

Rio Preto flagra descarte irregular de lixo em áreas limpas por mutirão contra a dengue

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados