16/08/2023 • 20:03:05

STF tem quatro votos a favor da aplicação do juiz de garantias

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (16) o julgamento sobre a validade do mecanismo do juiz de garantias pelo Judiciário de todo o país.

Após sete sessões consecutivas para julgar o caso, o placar do julgamento é de 4 votos a 1 pela implantação obrigatória do modelo, no qual o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que analisa as cautelares durante o processo criminal.

Notícias relacionadas:Primeiro voto de Zanin no STF é a favor do juiz de garantias.Toffoli defende prazo de um ano para implantação do juiz de garantias.O tribunal encaminha para determinar a implantação do mecanismo em todo país no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo período. No entanto, faltam os votos de seis ministros. O julgamento será retomado nesta quinta-feira (17).

Até o momento, somando os votos proferidos nas sessões anteriores, votaram a favor do juiz de garantias os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça e Alexandre de Moraes. O relator, Luiz Fux, entendeu que a aplicação do modelo não é obrigatória.

Votos

Na sessão desta tarde, o ministro Alexandre de Moraes sinalizou que vai acompanhar o entendimento a favor do juiz de garantias, mas ponderou que o modelo não será a “salvação da pátria”.

Moraes disse que é injusto insinuar que juízes são parciais em função das acusações de violação da lei nas investigações da Operação Lava Jato. O voto do ministro será concluído na sessão de amanhã.

“O que aconteceu na Vaza Jato não pode ocorrer com o juiz de garantias? É importante delimitar isso, porque senão vai parecer que todo mundo que é condenado por um juiz parcial”, afirmou. Ficou conhecido como Vaza Jato o episódio da invasão dos telefones celulares de procuradores da operação Lava Jato. Essa invasão foi feita pelo hacker Walter Delgatti, preso em caráter preventivo desde o início de agosto.

A adoção do juiz de garantias estava prevista para entrar em vigor no dia 23 de janeiro de 2020, conforme o Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do caso. Agora, o Supremo julga o caso definitivamente.

 

Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa

Homem é preso por tráfico de drogas em Pirapozinho (SP)

Total de mulheres responsáveis por domicílios cresce, revela Censo

Polícia Civil estoura "casa-bomba" em Araçatuba (SP)

Governo de SP lança 3ª fase do programa Acordo Paulista

Segundo turno não terá voto em trânsito; ausência deve ser justificada

Proprietário de sítio é multado em R$ 750 mil por maus tratos a animais em Guararapes (SP)

Beatris Reis marca presença no Prêmio Geração Glamour 2024

CIEE promove Maratona de Vagas no Interior de São Paulo

Borella lidera corrida para prefeito de Araçatuba, aponta nova pesquisa

Veja detalhes da festa 'minimalista' feita por Leticia para Juliano Cazarré

Influenciadora Amanda Souza arrasa em foto de lingerie

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados