16/08/2023 • 20:03:05

STF tem quatro votos a favor da aplicação do juiz de garantias

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (16) o julgamento sobre a validade do mecanismo do juiz de garantias pelo Judiciário de todo o país.

Após sete sessões consecutivas para julgar o caso, o placar do julgamento é de 4 votos a 1 pela implantação obrigatória do modelo, no qual o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que analisa as cautelares durante o processo criminal.

Notícias relacionadas:Primeiro voto de Zanin no STF é a favor do juiz de garantias.Toffoli defende prazo de um ano para implantação do juiz de garantias.O tribunal encaminha para determinar a implantação do mecanismo em todo país no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo período. No entanto, faltam os votos de seis ministros. O julgamento será retomado nesta quinta-feira (17).

Até o momento, somando os votos proferidos nas sessões anteriores, votaram a favor do juiz de garantias os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça e Alexandre de Moraes. O relator, Luiz Fux, entendeu que a aplicação do modelo não é obrigatória.

Votos

Na sessão desta tarde, o ministro Alexandre de Moraes sinalizou que vai acompanhar o entendimento a favor do juiz de garantias, mas ponderou que o modelo não será a “salvação da pátria”.

Moraes disse que é injusto insinuar que juízes são parciais em função das acusações de violação da lei nas investigações da Operação Lava Jato. O voto do ministro será concluído na sessão de amanhã.

“O que aconteceu na Vaza Jato não pode ocorrer com o juiz de garantias? É importante delimitar isso, porque senão vai parecer que todo mundo que é condenado por um juiz parcial”, afirmou. Ficou conhecido como Vaza Jato o episódio da invasão dos telefones celulares de procuradores da operação Lava Jato. Essa invasão foi feita pelo hacker Walter Delgatti, preso em caráter preventivo desde o início de agosto.

A adoção do juiz de garantias estava prevista para entrar em vigor no dia 23 de janeiro de 2020, conforme o Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do caso. Agora, o Supremo julga o caso definitivamente.

 

Taylor Swift comemora vitória do Kansas City em campo, com Travis Kelce

Cristiano Ronaldo e Messi vão voltar a se enfrentar. E pode ser a última vez!

Jovem é estuprada em casa de Rio Preto após uso de drogas; polícia investiga o caso

​Acidente envolvendo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto mata mulher de 47 anos

Romero vira trunfo do Boca contra o Palmeiras em caso de cobranças de pênaltis

Não tem sentido limitar parcelamento sem juros, foi conquista da sociedade, diz deputado

CBF divulga tabela detalhada das quartas da Série D do Brasileiro

Seleção brasileira de futebol de cegos garante vaga nos Jogos de Paris

Faustão piora e vai precisar de transplante de coração, diz hospital

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital

Diniz faz primeira convocação para Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

São Paulo bate Corinthians para alcançar final da Copa do Brasil

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados