06/09/2024 • 15:39:50

Terra tem agosto com temperatura 1,51 °C acima do nível pré-industrial

AGÊNCIA BRASIL

[Iimg]

A temperatura do planeta ultrapassou no mês de agosto deste ano 1,51 graus Celsius (°C) acima do nível pré-industrial, pelo 13º mês nos últimos 14 meses. Foi o agosto mais quente da Terra da série histórica do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas da União Europeia, com uma temperatura média do ar na superfície 0,71 °C acima da média do período 1991 a 2020.

A média na temperatura global, de setembro de 2023 a agosto de 2024, foi a maior registrada para qualquer período de 12 meses 0,76 °C acima do período entre 1991 e 2020 e 1,64 °C acima da média pré-industrial de 1850 a 1900.

A temperatura média da superfície do mar para agosto de 2024 foi 20,91°C, considerando as zonas Temperadas e Intertropical, a cerca de 10 metros de profundidade. De acordo com Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas, esse é o segundo valor mais alto já registrado para o mês, e apenas 0,07°C abaixo de agosto de 2023.

NOVO RECORDE

De acordo com o Boletim Agosto de 2024, publicado pela instituição nesta sexta-feira (6), é provável que o ano de 2024 supere as temperaturas registradas em 2023. “Essa sequência de temperaturas recordes está aumentando a probabilidade de 2024 ser o ano mais quente já registrado. Os eventos extremos relacionados à temperatura testemunhados neste verão só se tornarão mais intensos, com consequências mais devastadoras para as pessoas e o planeta, a menos que tomemos medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.", afirmou a diretora adjunta do Copernicus Climate Change Service, Samantha Burgess.

Na análise hidrológica, a instituição constatou ainda que agosto foi mais seco do que a média na maior parte da América do Sul e registrou a incidência de incêndios florestais no Brasil.

COPERNICUS

Financiado pela União Europeia, o Copernicus é o principal programa de observação da Terra que utiliza medições de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas em todo o mundo, para produzir análises de dados sobre da atmosfera, marinho, Terra, alterações climáticas, segurança e emergência.

O programa é coordenado e gerido pela Comissão Europeia e implementado em parceria com Estados-Membros, Agência Espacial Europeia (ESA), Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos, Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo, entre outros.

Pré-venda de ingressos para “Chaves: A Exposição” já está disponível em shopping de Rio Preto

Diretriz para tratar obesidade aborda uso racional de remédios

Idosos são os mais atingidos por infecções do vírus da gripe

Caminhão carregado com celulose tomba em alça de acesso entre rodovias em Araçatuba

Polícia prende líder do tráfico e apreende drogas prontas para distribuição na zona norte de Rio Preto

Homem morre atropelado ao tentar ajudar com pane em caminhão em Araçatuba

Incêndio em residência deixa seis pessoas feridas em Rio Preto

Homem atropelado em Fernandópolis morre após 11 dias internado em Rio Preto

Polícia Civil prende homem por tráfico interestadual em Buritama

Fábrica clandestina de cosméticos é fechada em Araçatuba; homem é preso

Novo Código Disciplinar da Fifa endurece punições em casos de racismo

Mais de 2.500 estudantes do Ensino Médio já foram contratados como estagiários do BEEM

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados