Tomiko Itooka, a pessoa viva mais velha do mundo, recebeu um certificado do Guinness World Records (GWR) nesta segunda-feira (16), em comemoração ao Dia do Respeito aos Idosos, feriado no Japão. Nascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completou, nesta segunda-feira, 116 anos e 116 dias. Ela recebeu o certificado do GWR em uma casa de repouso na cidade de Ashiya, onde reside há cinco anos.
Segundo a publicação, Tomiko estava acompanhada de seu segundo filho, Hiroshi Kai. Ele disse ter ficado surpreso com o recorde, já que nunca imaginou que sua mãe se tornaria a pessoa mais velha do mundo.
Os títulos de mulher viva mais velha e de pessoa viva mais velha foram conquistados por Tomiko no mês passado, após a morte de Maria Branyas Morera, que faleceu aos 117 anos, na Espanha.
Nascida em Osaka, no Japão, durante a Era Meiji, Tomiko era a filha do meio e a filha mulher mais velha de sua família. Após o ensino fundamental, frequentou uma escola só para meninas, onde participou do time de vôlei. Casou-se aos 20 anos, teve duas filhas e dois filhos, além de vários netos e bisnetos. Tomiko tinha 32 anos quando o Japão entrou na Segunda Guerra Mundial e passou a administrar o escritório da fábrica têxtil do marido.
Viúva desde 1979, Tomiko recuperou a paixão pelo esporte e passou a dedicar seu tempo a caminhadas e escaladas. Ela chegou duas vezes ao topo do Monte Ontake, no Japão, que tem 3.000 metros de altura. Budista devota, completou, aos 80 anos, a peregrinação Saigoku Kannon, que inclui 33 templos.
Atualmente, Tomiko é a 23ª pessoa mais velha da história registrada. Em menos de duas semanas, ela deve alcançar o 21º lugar no ranking. A pessoa que viveu por mais tempo, autenticada pelo Guinness, foi a francesa Jeanne Calment, que alcançou 122 anos e 164 dias.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe