O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos seus apoiadores que enfrentem as temperaturas frias no Estado americano de Iowa para que ele vença de forma implacável as primárias do Partido Republicano no Estado nesta segunda-feira, 15. Trump apontou que o voto de seus apoiadores o ajudaria a voltar à Casa Branca e punir os seus inimigos.
Trump estabeleceu expectativas altas quanto ao seu próprio desempenho na primeira disputa da corrida pela indicação presidencial republicana. Ele passou o dia anterior às convenções tentando garantir que encontraria os seus apoiadores. Seus principais rivais republicanos também passaram o domingo em Iowa, fazendo apelos de última hora aos cidadãos de Iowa que estavam abertos a ouvi-los.
Em um comício na cidade de Indianola, Trump apontou que as acusações que enfrenta foram motivadas por questões políticas e reforçou as falsas alegações de que a eleição presidencial de 2020 foi roubada pelo atual presidente americano, Joe Biden.
"Essas convenções são a sua chance pessoal de obter a vitória final sobre todos os mentirosos, trapaceiros, bandidos, pervertidos, fraudadores, canalhas e outras pessoas muito legais", disse Trump ao público. "O pântano de Washington fez tudo ao seu alcance para tirar a sua voz. Mas amanhã é a sua hora de se voltar contra eles, de dizer o que pensa e de votar "
Mesmo prevendo uma vitória acachapante contra os seus rivais, o ex-presidente moderou as expectativas sobre a possibilidade de ultrapassar os 50% dos votos, um limite nunca ultrapassado em uma prévia republicana. O recorde anterior de margem de vitória foi a vitória de quase 13 pontos de Bob Dole sobre Pat Robertson em 1988.
Disputa
Tanto a ex-embaixadora da ONU Nikki Haley, quanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, que apostou alto em Iowa, exalaram confiança em entrevistas nacionais enquanto competem nas prévias republicanas. A disputa em Iowa deve impulsionar as suas campanhas, mesmo que não derrotem Trump. A pesquisa final do Des Moines Register/NBC News antes da prévia desta segunda-feira apontou que o ex-presidente americano manteve uma grande liderança em relação aos outros dois candidatos.
Trump está obtendo sucesso ao conseguir o apoio de republicanos importantes. O governador da Dakota do Norte, Doug Burgum, que concorreu à indicação republicana, mas não conseguiu emplacar, e o senador da Flórida, Marco Rubio, o endossaram no domingo, 14. Ao escolher Trump, Rubio passou por cima de DeSantis, o governador do seu Estado, e de Haley, que apoiou Rubio em um momento crucial da sua fracassada campanha presidencial de 2016.
Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Compartilhe