17/05/2023 • 10:07:02

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro  teve alta de 0,8% em março deste ano, na comparação com fevereiro, quando houve estabilidade. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O varejo cresceu 1,5% na média móvel trimestral, 3,2% na comparação com março de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,2% no acumulado de 12 meses. 

Notícias relacionadas:Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela pesquisa do IBGE.Vendas do varejo crescem 3,8% em janeiro, recorde para o mês.Apesar da alta no setor, quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram queda na passagem de fevereiro para março: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%).  

O setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo manteve-se estável. A alta do varejo foi puxada por apenas três segmentos: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).  

“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. 

A receita nominal do comércio varejista teve altas de 2,5% na comparação com fevereiro, 7% em relação a março do ano passado, 8,6% no acumulado do ano e 12,6% no acumulado de 12 meses. 

Varejo ampliado 

O volume de vendas do varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e veículos/peças cresceu 3,6% na passagem de fevereiro para março, com altas de 3,7% na atividade de veículos, motos, partes e peças e de 0,2% nos materiais de construção. 

O varejo ampliado também apresentou taxas de crescimento de 8,8% na comparação com março do ano passado e de 3,3% no acumulado do ano. No acumulado de 12 meses, no entanto, o setor apresenta queda de 0,2%. 

A receita nominal do setor teve avanços de 3,4% na comparação com fevereiro deste ano, 14% em relação a março de 2022, 10,2% no acumulado do ano e 11,3% no acumulado de 12 meses.

Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa

Homem é preso por tráfico de drogas em Pirapozinho (SP)

Total de mulheres responsáveis por domicílios cresce, revela Censo

Polícia Civil estoura "casa-bomba" em Araçatuba (SP)

Governo de SP lança 3ª fase do programa Acordo Paulista

Segundo turno não terá voto em trânsito; ausência deve ser justificada

Proprietário de sítio é multado em R$ 750 mil por maus tratos a animais em Guararapes (SP)

Beatris Reis marca presença no Prêmio Geração Glamour 2024

CIEE promove Maratona de Vagas no Interior de São Paulo

Borella lidera corrida para prefeito de Araçatuba, aponta nova pesquisa

Veja detalhes da festa 'minimalista' feita por Leticia para Juliano Cazarré

Influenciadora Amanda Souza arrasa em foto de lingerie

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados