Busca e apreensão de veículos: quem está errado? Você ou o banco?

Busca e apreensão de veículos: quem está errado? Você ou o banco? -


Ninguém entra em dívidas porque quer, pelo contrário, a maioria das pessoas entram nas dívidas por algum motivo alheio à sua vontade. Redução de renda, desemprego, problemas de saúde, enfim, existem vários motivos que podem ocasionar um desequilíbrio financeiro momentâneo na vida de qualquer um, momento em que atrasamos alguns pagamentos, dentre eles o do financiamento de veículo.

Bom, é exatamente aí que se inicia todo o problema, pois do outro lado, temos o famigerado e implacável sistema bancário, que enxerga aí a oportunidade de cobrar juros abusivos na prestação em atraso, e fazer a busca e apreensão do veículo, mesmo que de forma ilegal.

Parcelas Atrasadas do Financiamento

Sempre que o consumidor atrasava o pagamento de uma prestação, a financeira cobrava juros de mora que passam de 12% ao mês, mais a multa de 2% acumulada, fora os juros mensais do contrato já embutidos no valor da prestação.  A questão é que esses juros de mora (12% ao mês) cobrados pelo atraso geralmente não estão previstos em contrato e, sendo assim, prevalecem os juros determinados no Código de Defesa do Consumidor, que é de 1% ao mês.

Além disso, os Bancos e seus escritórios de cobrança cobram juros abusivos, taxas e tarifas de forma ilegal, no intuito de dificultar o pagamento da prestação atrasada, já que para eles existe a possibilidade mais vantajosa de pegar o veículo para si e leva-lo a leilão. Resumindo, você fica sem o bem, continua devendo e com o nome negativado.

Esse cálculo errado e abusivo de juros nos contratos em atraso (que ainda possuem honorários advocatícios), ocorre de forma premeditada, dificultando o pagamento da parcela, sabendo que  o acúmulo de prestações vencidas e não pagas tornará a dívida impagável, gerando a possibilidade de tomada do bem por parte do banco.

Com quantas parcelas em atraso se da a busca e apreensão?

A partir de uma única parcela em atraso o banco já pode dar entrada na ação de busca e apreensão, portanto; se você tem alguma parcela em atraso, procure por ajuda especializada, antecipe-se antes que o pior aconteça.

Busca e Apreensão de Veículo é Ilegal

Sim. Podemos afirmar que 90% das buscas e apreensões de veículos possuem irregularidades, uma vez que os juros dessas prestações em atraso estão sendo calculados de forma errada, bem acima da previsão de juros estabelecida em contrato. Logo, o processo de busca e apreensão também é ilegal e não poderia existir.

Comentários