Renegociações com bancos só geram mais dívidas

Renegociações com bancos só geram mais dívidas - Crédito da Foto: USP Imagens
Crédito da Foto: USP Imagens


O endividamento bancário é realidade para os brasileiros há muitos anos, mas os números só crescem porque os consumidores, como parte mais fraca da negociação, acabam sendo pressionados a fazer acordos que só tornam o problema ainda maior.

A VERDADE SOBRE AS RENEGOCIAÇÕES

Quando o banco chama as pessoas para renegociar dívida, geralmente cede um pouco no valor das parcelas ou renegocia todas as dívidas em um único contrato. Aparentemente, tudo parece organizado e perfeito, mas esta é apenas mais uma manobra de exploração do consumidor com juros abusivos e obtenção de lucro extorsivo.

Na maioria esmagadora das vezes, o valor do débito chega a triplicar, conduzindo as pessoas para uma dívida sem fim. E pior, sempre são incluídas nas negociações cláusulas de confissão de dívida, impedindo que as pessoas aleguem que a sua dívida original era de um valor muito menor do que esse, ou que já tenha pagado muitos juros abusivos dessa mesma dívida impagável.

QUANDO DEVEMOS RENEGOCIAR DÍVIDA?

Dívidas se pagam com o que se ganha e com o que se tem. Não vai resolver fazer uma renegociação de dívida sob a perspectiva futura de que um dia vai ganhar na loteria e ficar rico. Então, o primeiro passo é fazer um estudo do que pode ser oferecido em termos de acordo. Caso não haja um consenso com o banco, o ideal é aguardar uma situação melhor e nunca agir por impulso.

Quer saber mais?

Acesse: www.dividadebanco.adv.br e siga-me no Instagram

 

Comentários