Caminho de Santiago – Redecilla del Camino a Belgrado – 18° dia



Entramos em Castilla y León, a maior região autônoma da Espanha, com 95.000 km2 para uma população de somente 2.5 milhões de habitantes. O Reino de Castilla foi estabelecido por Fernando I no ano de 1.035 e unificado com o Reino de León duzentos anos depois por Fernando III, O Santo. Caminharemos 113 kms  numa grande diversidade natural e paisagística. Nos primeiros kilometros margearemos as fraldas da vertente norte da Sierra de la Demanda, regadas pelos Rio Tirón e Oca, que se encontram lá na frente com o Rio Ebro. São longas retas em que predominam plantações de cereais. Passaremos também por florestas de roble (Quercus pyrenaica), árvore de origem celta, que de acordo com a tradição trazia força e sabedoria. Era nestas florestas de roble que os celtas faziam suas celebrações e iniciações em rituais sagrados.

Saímos de Redecilla del Camino depois das 09:00hs após combinar que pararíamos assim que a Cris sentisse que as bolhas do seu pezinho estivessem incomodando.

Esta parte do Caminho é quase totalmente plana e tem o inconveniente de estar ao lado da rodovia nacional N-120, que tem um tráfego intenso de caminhões o que contrasta com a tranquilidade que se espera deste tipo de caminhada. Passamos por Castildelgado aonde almoçamos ontem, lembram ? Como a Cris estava bem, caminhamos mais 1,9 kms até Viloria de la Rioja, aonde nasceu Santo Domingo de la Calzada.

Caminhamos mais 3,4 kms até Vilamayor del Rio, e mais 4,9 kms para chegar em Belorado. A Cris resistiu bem às bolhas. Amanhã ela vai avaliar se continuamos ou se paramos por um dia, para que ela possa repousar e dar uma folga às suas bolhas, agora são duas. Assim eu também descanso um pouco.

Hospedamo-nos no Hotel Santiago que fica logo na entrada desta cidadezinha de 2.100 habitantes. Almoçamos e jantamos no restaurante do hotel. A comida é apenas razoável. A salada mista de ontem da Lourdes estava bem melhor.

Meu amigo baiano Davidson Botelho ligou cedinho para saber como estávamos indo. Ele está rodando a Espanha de motocicleta com uns amigos de Salvador. Ainda no Brasil combinamos de nos encontrar aqui, mas não dá para misturar turista de moto BMW com peregrino “raíz”. Um dia ele estava em San Sebastián e nós estávamos num vilarejo medieval há 100 kms de distância. Ele não pôde vir nos encontrar e perguntou se não poderíamos ir até onde ele estava. Lembrei-lhe que levaríamos cinco dias para chegar. Ele propôs então nos encontrarmos em Santiago de Compostela, para onde ele iria daqui a dois dias. Eu lhe disse que para nos encontrar em Compostela só daqui a um mês. Estes caras não sabem o que é ser peregrino “raíz”.

Enquanto ele tenta emagrecer caminhando uns kilometrosinhos na esteira das academias dos hotéis 5 estrelas, o peregrino “raíz” emagrece é andando 20 kms por dia, na chuva, de preferência. Mesmo assim somos amigos desde a época em que a gasolina era barata.

Devo ao Davidson meu emprego na TAM, aonde me aposentei. Foi ele quem me elogiou para o Wagner Ferreira, vice-presidente da TAM na época e me indicou para a vaga de Gerente Regional Norte-Nordeste, baseado em São Paulo. O baiano é bom de papo. Nove meses depois eu já estava trabalhando em Montevidéu, inaugurando o primeiro vôo São Paulo/Montevidéu/São Paulo. Daí não parei mais, passei rapidamente por Brasilia, depois Miami, Paris e Madri aonde me aposentei em 2013. Dona Nilce Botelho, a mãe do Davidson, sempre louva a nossa amizade que resiste ao tempo, posição social, profissional e financeira, resiste até a esta diferença de estilo de fazer turismo na Europa (fashion chic X raíz). Quando nos conhecemos, sua filha Hannah estava para nascer em Salvador e nós trabalhávamos em Recife, eu como gerente da Transbrasil e ele como gerente do Hotel 4 Rodas. A Hannah deve estar casando por estes dias, estou esperando só o convite para a festança. Vou parar esta conversa por aqui porque são tantas histórias, de tantos lugares do mundo, que vou deixar que ele conte o resto quando escrever seu prometido livro sobre a trajetória vitoriosa da sua vida.

Ultreia e Suseia !

Comentários