6 Benefícios da Iluminação Sustentável
A iluminação sustentável é muito mais do que simplesmente mudar as lâmpadas incandescentes para uma solução de iluminação moderna como o LED. A transição para uma solução natural de “iluminação verde” também significa escolher o que é melhor para o meio ambiente, sua casa, sua empresa ou seus clientes e funcionários. Descreverei seis maneiras pelas quais a iluminação sustentável melhorará a sua interação com a luz.
1. Sustentabilidade Ambiental
“Sustentabilidade ambiental” é um enorme chavão da indústria, mas seu significado raramente é discutido. Tecnologias sustentáveis são aquelas que buscam preservar a capacidade do ambiente de sustentar a vida. Atualmente, não existe um padrão do setor que determine quais opções de iluminação atendem à definição de "sustentável".
O termo é usado com mais frequência para se referir às luzes LED, que consomem cerca de 70 a 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes. No entanto, os LEDs ainda precisam de eletricidade, que geralmente é gerada usando combustíveis fósseis, o que significa que, embora sejam mais eficientes, não são uma opção de iluminação completamente sustentável.
O objetivo da iluminação sustentável é ter um consumo líquido de energia zero. Um dispositivo com consumo líquido zero não depende da eletricidade gerada por combustíveis fósseis para alimentar fontes de luz artificiais. A luz do dia, através de janelas e claraboias adaptáveis, é uma solução mais ambientalmente sustentável, porque conta com a luz natural do sol para iluminar um espaço sem consumir energia da rede elétrica.
2. Redução de custos
Não importa quão sustentável seja uma nova solução de iluminação, deve-se encontrar um equilíbrio entre as vantagens dessa melhoria e o custo da adoção de novos dispositivos de iluminação. Felizmente, a incorporação de iluminação sustentável é quase sempre financeiramente vantajosa.
Embora a economia específica dependa de muitos fatores diferentes, aqui estão as economias que algumas empresas e estabelecimentos públicos alcançaram ao incorporar claraboias, uma solução de luz do dia:
- As lojas de varejo reduziram seu consumo de energia em 12 kWh por metro quadrado.
- Os armazéns reduziram seus custos de iluminação em 80%
- As escolas reduziram seus custos gerais de energia em cerca de 10%.
3. Mais fácil aos olhos
Luz natural, lâmpadas fluorescentes compactas, LEDs e lâmpadas incandescentes emitem um espectro diferente de luz. Em termos técnicos, cada um possui uma curva diferente de distribuição de energia especial (SPD), um gráfico que reflete como sua luz é distribuída pelo espectro da luz. A Popular Mechanics lançou um visual que compara as curvas SPD de lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes compactas e LEDs. Nenhuma dessas fontes de luz artificial gera um espectro de luz tão amplo quanto a luz natural do sol. Em última análise, isso faz com que a luz artificial, comprovadamente causadora de fadiga ocular e dores de cabeça da enxaqueca, seja um mau substituto da luz solar natural.
4. Maior satisfação
Estudos mostraram uma diferença tangível entre os efeitos da luz natural e da luz artificial nas pessoas. Uma diferença significativa está na satisfação. É comprovado que a incorporação da luz do dia no design de um edifício aumenta a satisfação de clientes de varejo, inquilinos em edifícios de escritórios, além de pacientes e funcionários em instalações de saúde.
5. Melhor desempenho nas empresas
A maior satisfação e atmosfera positiva criada pela iluminação natural traz benefícios diretos para as empresas. Foi demonstrado que melhora o desempenho dos funcionários em várias áreas:
- Os varejistas veem um aumento de 20% nas vendas de produtos
- Os escritórios potencialmente melhoram a produtividade em 25 a 28%
- As instalações de saúde reduzem o tempo de recuperação dos pacientes em 12%.
6. Qualificar Designações Especiais
Existem muitos subsídios e isenções fiscais disponíveis para empresas com visão de futuro que incorporam tecnologia sustentável em suas instalações. Muitos deles, no entanto, exigem uma certificação, ou equivalente, que mostra que um edifício foi projetado com o ambiente em mente. Mudar para uma iluminação sustentável pode qualificar sua empresa ou propriedade para designações especiais e também é um passo em direção a uma certificação e uma diretriz de carbono reduzido.
A incorporação de iluminação sustentável em sua residência ou seus negócios é melhor para você, o meio ambiente, seus funcionários e seus clientes. Também oferece incentivos financeiros significativos e com todos esses benefícios em potencial, talvez seja a hora de você pensar em investir em iluminação sustentável, não acha?
Comentários