Doria lidera Missão China para atrair investimentos para São Paulo



São Paulo, o Estado-Nação, abre-se cada vez mais para o mundo, em sintonia com o movimento globalizante que dita os rumos das relações entre países.

O estado mais forte do país planeja e executa sua política externa com metas estabelecidas, organização, foco e ação profissional, como define o governador João Doria, o idealizador e executor desse novo modelo de relações internacionais.

O primeiro grande passo desse projeto será a Missão China, entre os dias 2 e 10 de agosto, que, ao lado de 35 empresas, vai apresentar as oportunidades de investimento no Estado para importantes investidores chineses, nas áreas da ciência, tecnologia, inovação, educação, agronegócio, medicina e indústria automobilística.

Além disso, a missão empresarial organizada pelo governador vai buscar atrair a participação de empresários chineses no Programa de Desestatização do governo paulista nas áreas rodoviária, aeroportuária, ferroviária e de hidrovias.

Em mais um lance na política de aproximação com a República Popular da China, o governador João Doria também se reuniu recentemente com executivos da China Railway Construction Corporation (CRCC), gigante chinesa na área da infraestrutura, que está na posição 58 entre as 500 maiores empresas do mundo. A empresa tem faturamento de 110 bilhões de dólares e atua em 120 países. O governador expôs os detalhes do Programa de Privatizações que o governo paulista vai lançar no segundo semestre e que engloba ferrovias, estações de metrô, estações de trens e também para a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros.

O governador tem razões de sobra para mobilizar forças e atrair o capital chinês para grandes investimentos no Estado. A China é a segunda maior economia do mundo. O PIB de 2018 chegou a 13,5 trilhões de dólares, mais que a soma dos países da zona do euro, num ritmo de crescimento, em média, de dez por cento ao ano. As maiores empresas de comunicação, infraestrutura e tecnologia da informação são chinesas, como a gigante Huawei, que domina a tecnologia 5G.

João Doria, de forma pragmática, demonstra justificado entusiasmo com a Missão China, que tem como principal objetivo diminuir distâncias e abrir janelas de oportunidades. Quanto mais investimentos externos em São Paulo, mais empregos são criados, a economia cresce em todos os setores e o Estado se desenvolve cada vez mais.

No século 13, o mercador veneziano Marco Polo descobriu e contou para o mundo as maravilhas da China, inspirando outros navegantes, como Cristovão Colombo.

No século 21, João Doria, não é exagero dizer, faz o mesmo caminho, redescobre a China empreendedora, dinâmica e economicamente poderosa, se aproxima, faz parcerias e fortalece os laços.

Que a Missão China tenha sucesso. 

Por Adib Muanis e Luiz Barretto, do SBT no Interior

Comentários