A economia e o desenvolvimento de São Paulo são os temas do FOPA 2021

Retomada do crescimento, desenvolvimento, economia, indústria, agronegócio e tecnologia são alguns dos assuntos que ditam o maior evento do estado de São Paulo.

A economia e o desenvolvimento de São Paulo são os temas do FOPA 2021 -


Fechando o mês de agosto com uma pauta positiva e aberta à reflexão, o Fórum Paulista de Desenvolvimento - FOPA entra em sua terceira edição no dia 31 de agosto de 2021, das 8h30 às 19h30, totalmente on-line, gratuito e com mais de 80 palestrantes entre os grandes nomes da gestão pública e privada do país. O evento, que nasceu com objetivo de fomentar os tópicos que abordam o “Plano de Desenvolvimento Econômico - PDE” do governo do estado de São Paulo para os próximos anos, vem evoluindo e aprimorando a participação de agentes do Estado, Sociedade Civil Organizada e iniciativa privada.

Nesta edição, o momento é de reflexão a respeito das ações implantadas e executadas no estado de São Paulo sob o olhar atento de especialistas das mais diversas áreas: economia, varejo, finanças, gestão pública, comunicação, educação, empreendedorismo, agronegócio, justiça, inclusão social, meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura. Temas que fazem parte da evolução humana e do crescimento do estado e que impactam na vida das empresas e na geração de emprego e renda. O PIB do Estado de São Paulo continua avançando positivamente e, segundo os dados da Fundação Seade, outros índices apresentam evolução. Mas a necessidade de prosseguir na construção de ideias e na união de iniciativas permitiu reunir tantos nomes importantes em único evento para debater políticas públicas e ações de incentivo ao desenvolvimento.

100% digital, o evento terá painéis dinâmicos e interativos com o público. O formato permitirá um debate rico em apresentação de projetos e propostas e, principalmente, um esclarecimento à sociedade sobre o patamar que se encontra o estado de São Paulo. “Quando criamos esse evento nosso objetivo sempre foi atuar em prol do desenvolvimento, unindo poder público e sociedade civil em um diálogo amplo e transparente sobre os projetos e ações em andamento no estado. São Paulo é o estado mais rico da federação, gerador de renda, emprego, projetos, empresas e, por essa razão, acreditamos que vale um olhar atento às oportunidades”, afirma Agostinho Turbian, Presidente Mundial do GCSM

O Fórum tem como cidade-sede Santo André, na região metropolitana de São Paulo, que intitulada no novo termo “cidade inteligente” tem avançado para ser não apenas mais digital em sua gestão, como levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania por meio da modernização da gestão pública, oferta de novos serviços e facilidades para as pessoas. Um exemplo que vem sendo seguido por outras cidades do estado.

Para Paulo Serra, Prefeito de Santo André, "promover o diálogo entre a sociedade civil e o poder público é garantir participação social na busca por soluções que garantam políticas públicas de qualidade e com potencial transformador para as pessoas. E Santo André sediar este debate mostra o alinhamento de ideias sobre a necessidade de se planejar as cidades para o futuro, buscando desenvolvimento e sustentabilidade".

Com uma grade rica em gestores públicos e lideranças, o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link www.fopa.online. O Fórum é uma realização do Grupo GCSM e do Fórum das Américas, um oferecimento de Grant Thornton e a parceria da Prefeitura de Santo André.

 Ficha técnica:

Data: 31 de agosto de 2021

Horário: 8h30 às 19h30

Site: www.fopa.online

Realização: Grupo GCSM, Fórum das Américas / Cidade-sede: Santo André / 

Oferecimento: Grant Thornton

Matéria: Valéria Domingues



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe do Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e CEO da Consultoria Marston Human Resources, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil. Siga no Instagram: @ricardo.bmq | @lider.sbt

Comentários